O ano está quase no fim e a Fiat Titano, a inédia picape média da marca italiana, segue sem uma data definida para o lançamento. Antes prometida para o 2º semestre de 2023, a caminhonete agora mira para um lançamento em dezembro, com grandes chances de que faça sua estreia somente no início de 2024.

De acordo com fontes ligadas à marca, a empresa agora trabalha com a meta de lançar a Fiat Titano em dezembro, embora ela diga que não seja um bom mês para isso. O mais provável é que fique para janeiro de 2024, começando o ano da marca. Enquanto uma fonte prefere não falar sobre o motivo para o atraso, outra afirma que a causa está no desenvolvimento, com a Fiat trabalhando para adaptá-la melhor para o mercado brasileiro.

Esta situação é semelhante à do Citroën C3, que foi adiado algumas vezes após a fusão da Fiat-Chrysler com o Grupo PSA, com a fabricante italiana entrando em um projeto já em andamento para adaptá-lo. No caso, a Peugeot Landtrek já estava pronta e era vendida em alguns mercados, inspirada na chinesa Kaicheng F70. A Fiat decidiu lançá-la com o seu nome no Brasil e tem trabalhado para fazer as adaptações necessárias que para seja mais competitiva contra a Toyota Hilux, líder do segmento no país.

Também não ajuda o fato de que o calendário da Stellantis ainda está bem cheio. A empresa fará o lançamento do Fiat Fastback Abarth no dia 26 de outubro e, em novembro, será a vez de iniciar as vendas do Citroën C3 Aircross. Ainda tem o fato de que a Ram Rampage finalmente começou a ser entregue para os clientes, então a fabricante deve dar uma folga para não criar uma disputa entre as duas neste momento, mesmo que tenham público-alvos diferentes.

Fiat Titano e Peugeot Landtrek já são produzidas no Uruguai

Há ainda o problema de ter unidades o suficiente para abastecer toda a rede de concessionárias. A picape será montada em Uruguai, no complexo Nordex. Porém, será montada no formato CKD, como todos os modelos que vêm do local. A fábrica tem uma capacidade anual de 25 mil unidades e já monta mais veículos como a Peugeot Landtrek, Ford Transit, Peugeot Expert, Citroën Boxer e outros.

A Fiat Titano será praticamente igual à versão da Peugeot, mudando alguns detalhes como logos, sistema da central multimídia e painel de instrumentos. Terá um motor 2.2 turbodiesel de 180 cv a 3.750 rpm e 40,8 kgfm a 2.000 rpm, o mesmo da Ducato. Trabalha com um câmbio automático de 6 marchas e com tração 4x4 com reduzida. Os teasers divulgados adiantam detalhes como câmera 360°, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado digital e outros.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com