De carro esportivo a SUV. Essa é a história do Ford Capri, que, após mais de 50 anos, está pronto para retornar à Europa em uma nova forma. Antes conhecido como uma alternativa europeia e mais compacta aos muscle cars americanos, a fórmula do Capri moderno é fruto da mudança dos tempos.

Espera-se que a evolução para se tornar mais um SUV familiar elétrico ocorra em 2024, mas tentamos nos adiantar, dando a você uma ideia de como será o novo Ford com a nossa projeção. Também vale lembrar que o novo SUV será mais um dos frutos da parceria de desenvolvimento em conjunto entre a Ford e a Volkswagen. Sendo assim, esse possível Capri do futuro será "primo" do ID.5

Traços esportivos

Nossa projeção se baseia nas primeiras fotos de flagras dos últimos meses e em um primeiro detalhe importante: o fato de que ele provavelmente será baseado na plataforma MEB da Volkswagen. Embora a Ford ainda não tenha oficializado o nome "Capri", muitos estão apostando em um retorno a esse nome histórico. No entanto, como mencionado, não espere um carro esportivo puro-sangue, mas um SUV mais semelhante em linhas e filosofia aos modelos maiores da família ID da Volkswagen.

Projeção: SUV elétrico da Ford em parceria com a VW

Em princípio, esse modelo deve compartilhar alguns elementos estéticos com o Ford Explorer elétrico, mas em um estilo mais agressivo e cupê, tudo em benefício da estética e, acima de tudo, da aerodinâmica, com a possibilidade de obter alguns quilômetros extras de autonomia. Também exclusivos do Capri serão os faróis, cujo design foi revelado em um teaser nos últimos meses.

A ligação com o ID.5

As proporções de cupê SUV devem "esticar" o Capri para pouco mais que os 4,46 metros de comprimento encontrados no Explorer. Assim, o novo Ford poderia estar mais próximo de 4,6 m e, portanto, representar uma espécie de "primo" do Volkswagen ID.5. Semelhante ao modelo de Wolfsburg também poderia ser o trem de força, com uma bateria de 77 kWh e versões com um ou dois motores elétricos.

Galeria: Projeção: SUV elétrico da Ford em parceria com a VW

Espera-se uma autonomia de cerca de 500 km, enquanto a potência do motor permanece bastante difícil de especular. Se a adoção de uma variante de 204 cv parece plausível, muito menos é a variante de 300 cv reservado ao ID.5 GTX mais esportivo. Será que a Ford quer oferecer algo semelhante usando o emblema GT ou RS? Só temos que esperar mais alguns meses para descobrir. Enquanto isso, podemos imaginar que o preço pouco mais alto do que o do Explorer elétrico atual, começando em torno de 47.000 euros (R$ 249,3 mil).

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