As marcas chinesas estão se empenhando ao máximo no mercado europeu. Basta ver os resultados comerciais da MG, com seus modelos a combustão MG ZS e MG HS, bem como o elétrico MG4. Mas hoje estamos falando de um veículo de outro fabricante que pode ser uma surpresa: o Omoda 5. Trata-se de um SUV cupê que rivaliza no Velho Continente com modelos tão diversos como o CUPRA Formentor, Kia XCeed, Mazda CX-30, Renault Arkana e Volvo XC40.
O Omoda 5 tem 4,4 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 1,58 metros de altura. Suas características de design incluem uma enorme grade frontal, uma linha de teto inclinada para dar um aspecto de SUV-cupê mais esportivo, pintura em dois tons e um moderno conjunto ótico frontal com lâmpadas de LED.
O interior apresenta bancos esportivos (ventilados e aquecidos), um carregador sem fio, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, uma central multimídia com tela de 10,25 polegadas e um sistema de iluminação ambiente de 64 cores. Quanto ao compartimento de bagagem, ele tem capacidade de 360 litros.
Sob o capô, o Omoda 5 é movido por um motor a gasolina 1.6 TGDI de 185 cv, que é acoplado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem DCT de 7 velocidades. Essa combinação transmite 29,6 kgfm torque máximo para o eixo dianteiro e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, além de apresentar um consumo de combustível de 13,7 km/l. Uma versão elétrica com 150 kW (224 cv) e uma autonomia de cerca de 450 km pelo ciclo de testes chinês.
Os assistentes de segurança são numerosos: alerta de colisão e tráfego cruzado, aviso de faixa e manutenção de faixa, câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de engarrafamento, detector de ponto cego, frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito e farol alto automático.
A característica mais marcante do Omoda 5 2024, no entanto, é sua segurança passiva. Ele vem com sete airbags (há um airbag central entre os bancos dianteiros) e obteve cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. Mas o SUV chinês vai um passo além: ele incorpora um recurso completamente atípico.
Um airbag para pedestres (conhecido como PAB) vem de série. Esse dispositivo engenhoso fez sua estreia na Europa no Volvo V40 e é uma raridade até mesmo exigente mercado europeu. Ele pode reduzir significativamente a gravidade dos ferimentos no caso de uma colisão.
Em novembro, o Motor1.com Brasil foi até a China e confirmou que a Omoda fará sua estreia no mercado brasileiro em 2024, junto à marca Jaecoo. Ambas pertencem ao grupo Chery, mas virão para cá sem nenhum tipo de relação com a Caoa, controladora da marca Chery no Brasil. A expectativa é a de que Omoda e Jaecoo estreiem com 3 modelos no ano que vem.
E o Omoda 5, chamado de C5 na China, é um dos modelos confirmados para cá. Nesse caso, o modelo virá tanto numa opção a combustão auxiliado por sistema híbrido-leve quanto na variante 100% elétrica. O primeiro terá uma transmissão automática diferente do carro europeu: CVT com simulação de 9 marchas, o que deve alterar tanto o desempenho quanto o consumo.
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