Breve no Brasil, Omoda 5 2024 tem até airbag para pedrestres
Modelo que estreará a marca no país em breve terá mais tecnologias de segurança
As marcas chinesas estão se empenhando ao máximo no mercado europeu. Basta ver os resultados comerciais da MG, com seus modelos a combustão MG ZS e MG HS, bem como o elétrico MG4. Mas hoje estamos falando de um veículo de outro fabricante que pode ser uma surpresa: o Omoda 5. Trata-se de um SUV cupê que rivaliza no Velho Continente com modelos tão diversos como o CUPRA Formentor, Kia XCeed, Mazda CX-30, Renault Arkana e Volvo XC40.
O Omoda 5 tem 4,4 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 1,58 metros de altura. Suas características de design incluem uma enorme grade frontal, uma linha de teto inclinada para dar um aspecto de SUV-cupê mais esportivo, pintura em dois tons e um moderno conjunto ótico frontal com lâmpadas de LED.
O interior apresenta bancos esportivos (ventilados e aquecidos), um carregador sem fio, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, uma central multimídia com tela de 10,25 polegadas e um sistema de iluminação ambiente de 64 cores. Quanto ao compartimento de bagagem, ele tem capacidade de 360 litros.
Galeria: Chery Omoda 5 2024
Sob o capô, o Omoda 5 é movido por um motor a gasolina 1.6 TGDI de 185 cv, que é acoplado a uma caixa de câmbio de dupla embreagem DCT de 7 velocidades. Essa combinação transmite 29,6 kgfm torque máximo para o eixo dianteiro e o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, além de apresentar um consumo de combustível de 13,7 km/l. Uma versão elétrica com 150 kW (224 cv) e uma autonomia de cerca de 450 km pelo ciclo de testes chinês.
Os assistentes de segurança são numerosos: alerta de colisão e tráfego cruzado, aviso de faixa e manutenção de faixa, câmera de 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de engarrafamento, detector de ponto cego, frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito e farol alto automático.
Os airbags do Omoda 5
A característica mais marcante do Omoda 5 2024, no entanto, é sua segurança passiva. Ele vem com sete airbags (há um airbag central entre os bancos dianteiros) e obteve cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. Mas o SUV chinês vai um passo além: ele incorpora um recurso completamente atípico.
Um airbag para pedestres (conhecido como PAB) vem de série. Esse dispositivo engenhoso fez sua estreia na Europa no Volvo V40 e é uma raridade até mesmo exigente mercado europeu. Ele pode reduzir significativamente a gravidade dos ferimentos no caso de uma colisão.
Omoda 5 no Brasil
Em novembro, o Motor1.com Brasil foi até a China e confirmou que a Omoda fará sua estreia no mercado brasileiro em 2024, junto à marca Jaecoo. Ambas pertencem ao grupo Chery, mas virão para cá sem nenhum tipo de relação com a Caoa, controladora da marca Chery no Brasil. A expectativa é a de que Omoda e Jaecoo estreiem com 3 modelos no ano que vem.
E o Omoda 5, chamado de C5 na China, é um dos modelos confirmados para cá. Nesse caso, o modelo virá tanto numa opção a combustão auxiliado por sistema híbrido-leve quanto na variante 100% elétrica. O primeiro terá uma transmissão automática diferente do carro europeu: CVT com simulação de 9 marchas, o que deve alterar tanto o desempenho quanto o consumo.
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