Omoda/Jaecoo confirma lançamento ao Brasil em 2024 com três carros
Marcas da Chery virão ao país sem participação do Grupo Caoa
A Chery prepara-se para iniciar uma nova fase no Brasil com o lançamento de duas novas marcas no país, a Omoda e a Jaecoo, plano antecipado por Motor1.com Brasil em outubro. A fabricante chinesa agora reafirma que lançará os primeiros três carros e abrirá as concessionárias ainda em 2024. Embora não diga oficialmente quais serão os veículos, antecipamos que serão três SUVs: o Omoda C5 e os Jaecoo J7 e J8.
“Estamos muito felizes por anunciar oficialmente nossa chegada ao mercado brasileiro em 2024, e este é apenas o começo. O Brasil é um parceiro estratégico para a nossa operação global e sabemos do seu potencial”, afirma Shawn Xu, CEO da Omoda/Jaecoo. Xu foi diretor da operação da fábrica da Chery em Jacareí antes de assumir a vice-presidência da Chery International e o comando da Omoda/Jaecoo. Embora sejam duas marcas, são controladas por uma única empresa, que por suas vez é parte do grupo da Chery.
O plano original é começar a abrir as concessionárias ao longo de 2024, chegando a 40 pontos de venda no Brasil. Muitos dos concessionários já teriam sido selecionados após meses de negociação e serão anunciados em breve, vendendo os carros da Omoda e Jaecoo em um único local. A empresa faz o mesmo em alguns mercados como México.
Será uma operação totalmente independente, sem qualquer participação do Grupo Caoa, que seguirá vendendo os carros da marca Chery no país. A empresa brasileira estava testando o Omoda C5 no país há um tempo e chegou a enviar um comunicado à imprensa há alguns meses afirmando que “da mesma forma como a CAOA já opera com os veículos CAOA CHERY, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/importadas e comercializadas exclusivamente pela CAOA aqui no Brasil.”
O primeiro carro a chegar ao Brasil será o Omoda C5, um SUV-cupê que deve mudar de nome por questões legais – a Citroën vendeu o C5 e tem os direitos sobre o nome no país. Desembarcará com um motor 1.5 turbo, câmbio CVT de 9 marchas simuladas e um sistema híbrido-leve; e na variante elétrica chamada E5, recém-lançada na China, com 224 cv e uma autonomia de 450 km pelo ciclo de testes chinês.
Para o segundo semestre, será a vez da Jaecoo iniciar as vendas, primeiro com o J7, um SUV médio de cinco lugares que mede 4,45 metros de comprimento, um tamanho bem próximo do Jeep Compass e seus 4,40 m. Seu posicionamento é semelhante ao da Jeep, sendo um passo logo acima da Chery para quem quer um modelo um pouco mais refinado, mas sem atacar o segmento premium, papel que será da Exeed. Tem um motor 1.6 turbo de 190 cv e ainda terá uma versão híbrida plug-in, que será a opção para o Brasil.
Ainda passando por modificações, o Jaecoo J8 será lançado mais para o final do ano. É um modelo bem maior, com 4,81 metros e capacidade para 7 lugares. Como é um modelo maior, tem um 2.0 turbo de 249 cv e, assim como o J7, chegará ao Brasil na versão PHEV. Há planos para um quarto modelo, porém ainda não está definido e pode ficar para 2025.
No primeiro ano, os carros chegarão importados e a O&J quer produzir no Brasil. O problema é que existe uma negociação com a Caoa sobre o futuro da fábrica em Jacareí (SP), atualmente fechada e que a Chery quer reabrir para fazer os modelos das duas marcas. Caso não seja possível, a chinesa já confirmou que irá erguer outra fábrica no país, mas sem um local definido – o Nordeste é uma possibilidade por conta dos incentivos. A Chery recentemente assinou uma carta de intenções para produzir ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP) junto com a Beijing Peak Automotive, porém isto não tem nenhuma relação com a parte de veículos de passeio.
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