Antecipada recentemente por conceito no Salão de Munique, na Alemanha, a nova geração do Mercedes-Benz CLA segue sendo testada a topo vapor pela equipe de engenharia da Daimler. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam protótipo rodando com carroceria de produção e detalhes do design à mostra. É o caso, por exemplo, dos faróis com LEDs em formato de estrela fazendo referência ao logotipo da marca.

A assinatura luminosa foi antecipada pelo Concept CLA Class apresentado em Munique e será um dos destaque visuais do modelo final. Outros veículos da Mercedes-Benz já adotam o recurso, como a nova geração do Classe E (sedã e perua), mas neste caso como elementos luminosos das lanternas - e não dos faróis.

Mercedes -Benz CLA Concept 2023

Quando chegar ao mercado, o CLA 2025 será o primeiro da renovada (e simplificada) família de carros da entrada da Mercedes-Benz. A gama será formada pelo próprio CLA, além das novas gerações de GLA, GLB e CLA Shooting Brake. Ou seja, será reduzida para apenas quatro modelos. Dentro da nova estratégia da marca para o segmento, é incerto o futuro de Classe A, Classe A Sedan e Classe B.

Todos os novos compactos serão construídos com base na plataforma MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz, em inglês). Os quatro serão vendidos tanto em versões puramente elétricas quanto em variantes a combustão, tendo em vista a capacidade da arquitetura MMA de suportar diferentes powertrains. A base deverá suportar carregamento de 250 kW, motores duplos e carregamento bidirecional.

Mercedes-Benz Classe E Estate 2024

Novo Classe E já adota estela iluminada nas lanternas

As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa arquitetura. Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. O recurso apresenta processador refrigerado a líquido e promete entregar operações mais rápidas, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.

O CLA 2025 será lançado no ano que vem, com vendas programadas primeiramente para mercados da Europa.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com