Atualizado em 7/10/2024 - Com o lançamento do Citroen Basalt com motor T200 e câmbio CVT, em 02/10, por R$ 112.290, atualizamos a lista de modelos mais baratos, para o outubro. Além da inclusão do Basalt, alguns modelos tiveram seus preços modificados, como o Kardian Evolution, que passou de R$ 115.990 para R$ 118.090, e o Kicks Active CVT, que passou de R$ 114.990 para R$ 115.990.
Segmento aquecido e um dos mais concorridos do mercado brasileiro, os SUVs compactos oferece diversos tipos de modelos em seus catálogos. Juntamente à tendência do câmbio automático, principalmente em uma faixa de preço mais elevada, forma um conjunto que disputa compradores de forma acirrada.
Listamos os 10 SUVs compactos com câmbio automático mais baratos. O Citroen Basalt, suv cupê na versão Feel Turbo T200 AT, que parte de R$ 112.290, é hoje o SUV automático mais barato disponível do Brasil. A lista vai até os R$ 124.990, com modelos diversos na mesma faixa de valores.
SUV mais barato do Brasil tanto com câmbio manual quanto com câmbio CVT, a versão mais barata do Basalt sem embreagem conta com câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis. Entre os itens de série, conta com 4 airbags, painel de instrumentos digital com tela de 7'', sistema multimídia com tela de 10'' com Android Auto e Apple CarPlay sem fios e rodas de 16" com pneus 205/50.
A versão mais em conta sem embreagem do Pulse é o modelo Drive 1.3 CVT, que já demanda R$ 113.990. Ele conta com o motor 1.3 Firefly aspirado, entregando até 107 cv, e transmissão com simulação de 7 velocidades. Entre os itens de série que vale destacar, tem ar-condicionado automático, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico, faróis em LEDs, central multimídia com tela de 8,4" com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, piloto automático, 4 airbags, assistente de partida em rampas e lanternas em LEDs.
Lançado em 2023, o Citroën C3 Aircross é um dos maiores do segmento, ofertando opção de 7 lugares em versões superiores. O modelo traz motor 1.0 turbo de até 130 cv e câmbio automático CVT com simulação de 7 velocidades e, entre os principais itens de série, vale destacar multimídia com tela de 10", Android Auto e Apple CarPlay sem fios, assistente de partida em rampa, rack de teto, trio elétrico e regulagem de altura para o banco do motorista.
Única entrada da Nissan na lista, o Nissan Kicks Active é a opção mais em conta do SUV da marca, saindo por R$ 114.990. Sob o capô, traz um motor 1.6 16V aspirado com até 113 cv de potência e câmbio automático CVT com simulação de 6 marchas. Entre os principais itens de série, tem regulagem de altura dos faróis, 6 airbags, trio elétrico e assistente de partida em rampa.
Apesar de não ser o modelo mais atual do segmento, o Renegade com motor 1.3 é uma boa opção. O motor 1.3 turbo flex desenvolve 180 cv na gasolina e 185 cv no etanol, e utiliza um com câmbio Aisin 6 marchas, sendo a opção mais rápida até R$ 120 mil atualmente. Os contras vem pelo consumo, a ausência de multimídia (só disponível de série a partir da Sport, tabelada em R$ 147.990) e o tamanho do porta-malas, de apenas 385L.
Do velho Stepway ele tem muito pouco, a Renault fez o dever de casa e o Kardian é uma das referências nessa faixa de preço em equipamentos de segurança, trazendo 6 airbags, assistente de frenagem de urgência com sinalização de alerta e monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). Na motorização, o SUV é equipado com motor TCe 1.0 de 3 cilindros, que gera 125 cv e 22,4 kgfm de torque. Flex, conta com injeção direta e sistema start-stop. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com 6 marchas.
O T-Cross Sense nasceu como modelo para o público PcD, mas é oferecido normalmente desde 2022 e hoje custa R$ 119.990. Também foi a única versão que não recebeu o as mudanças promovidas na linha 2025 do SUV. Na mecânica, traz motor 1.0 turbo com até 128 cv e câmbio automático tradicional de 6 marchas. Já traz de série trio elétrico, faróis de neblina, faróis com regulagem de altura, lanternas de LED, volante multifuncional, 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, assistente de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial.
Na lista de equipamentos, o Creta Action 2025 oferece faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, iluminação junto à manopla de câmbio para identificação da marcha selecionada, roda de liga-leve de 16 polegadas, rádio com Bluetooth, USB, controles no volante, ajuste de altura e profundidade do volante, piloto automático, start-stop, ajuste elétrico para os retrovisores e monitoramento de pressão dos pneus.
Sob o capô, a versão Action mantém em linha o conhecido motor 1.6 flex aspirado da Hyundai. O propulsor entrega até 130 cv de potência e 16,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. É importante ressaltar que, com o lançamento da reestilização do Creta marcada para este mês, seu futuro no mercado é incerto.
Pensada como uma forma de deixar o Fastback abaixo dos R$ 120 mil, a versão tem motor 1.0 turbo de 130 cv e câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Entre os itens de série, tem central multimídia com tela de 8,4”, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis e lanternas em LED, roda de liga leve 17” e 4 airbags.
O modelo recebeu um aumento de R$ 5.000 recentemente promovido em quase todos os modelos da CAOA Chery, passando agora da barreira dos R$ 120 mil. Conta com motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio automático CVT com simulação de 9 marchas. Entre os itens de série, traz bancos de couro sintético, multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, 6 airbags, volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital com tela de 7", faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 17".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil