Emitido pela Volkswagen Classic Parts, baseada na Alemanha, o Certificado de Veículos Clássicos da empresa agora está disponível também no Brasil. O documento, que já é fornecido para automóveis produzidos na Europa, Estados Unidos e Canadá, reconhece características de produção de modelos clássicos fabricados no país e funciona como uma espécie de ‘certidão de nascimento’.

A Volkswagen explica que o certificado fornece informações originais de produção coletadas a partir base de dados da marca no Brasil desde o período inicial da operação nacional, nos anos 1950. A VW Collection emite o documento para modelos nacionais que tenham pelo menos 20 anos. A marca diz que o interesse de colecionadores do mundo inteiro pelos veículos clássicos brasileiros, como Kombi, Fusca, Brasília, SP2 e Gol, foi fator fundamental para oferecer o serviço.

Volkswagen - Certificado de Veículos Clássicos

"Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar esse público de entusiastas de clássicos Volkswagen, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos, fomentando, dessa forma, o amor pela marca”, diz o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom. 

A VW explica que quando a certidão é solicitada pelo proprietário, a equipe especializada de desenvolvimento do produto busca pelas informações de cada veículo em um processo praticamente artesanal. Depois disso, o certificado é emitido e enviado para impressão. O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados. 

Volkswagen - Certificado de Veículos Clássicos

Até o final dos anos 1980, essas informações eram registradas em fichas de papel, manuscritas, que passaram por diversas modificações ao longo dos anos. Os documentos eram preservados em microfilmes contendo milhares de fichas cada, que juntos somam cerca de 6,5 milhões de registros. Para fins de preservação, a Volkswagen agora digitalizou esses documentos, o que também viabilizou a criação dos certificados.

Os primeiros modelos do Brasil a ganharem o certificado foram a Kombi ‘Corujinha’ 1960 com pintura saia-e-blusa nas cores Vermelho Calipso e Branco Lótus; o TL 1972, na cor branco-lótus; e o Gol 1300, na cor Vermelho Calipso, e primeiro Gol “placa preta” da história.

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