Quando a Mini apresentou o novo Cooper hatchback em setembro, ela mostrou apenas o modelo totalmente elétrico de 2 portas. No entanto, esse novo flagra mostra que o carro de 4 portas e com motores de combustão ainda nos planos da marca para o futuro do clássico compacto.
Claro, esta provavelmente será a última geração do Mini Cooper com motores de combustão interna, considerando que grupo BMW se comprometeu a ter somente modelos elétricos na Europa até o final da década. Os protótipos começaram a perder a camuflagem, e esse veículo de teste verde parece estar pronto para abandonar o disfarce e mostrar seu design pronto para a produção.
Tendo visto o modelo de 2 portas, não há muito segredo com relação à sua aparência, pois o de 4 portas adiciona somente o acesso extra ao banco traseiro e um pouco mais de espaço. A julgar pela ausência de uma ponteira de escapamento visível, é provável que estejamos lidando com um modelo básico e não com um Cooper S, muito menos com o topo de linha John Cooper Works.
Embora o exterior não seja extremamente revolucionário para os padrões, o interior passará por grandes mudanças. O novo hatchback elétrico e o enorme Countryman têm apenas uma tela em posição central que eliminam o painel de instrumentos. A ausência de uma tela para o motorista já pode ser vista nessas fotos de espionagem, revelando apenas uma tela de head-up display. À sua direita, há uma tela circular OLED central de 9,4", na qual o motorista acessará a maioria das funções.
Vale a pena observar que a Mini venderá os hatchback de 2 e 4 portas com motores a combustão, mas somente o primeiro terá um trem de força totalmente elétrico. O Mini elétrico, porém, não será fabricado no Reino Unido. O Grupo BMW criou uma parceria com a chinesa GWM chamada Spotlight Automotive. A China será a única fabricante do hatch elétrico até 2026, quando a fábrica da Mini em Oxford (ING) também iniciará a produção.
Entre o hatch de 4 portas e o novo Countryman estará o Aceman, um crossover subcompacto programado para ser colocado à venda no próximo ano. Ele será oferecido estritamente como um veículo elétrico e será construído juntamente com o hatch de emissão zero na China. Ele também começará a sair da linha de montagem em Oxford a partir de 2026.
E o Brasil? Até o momento, o Grupo BMW confirmou que trará a nova geração do Mini Cooper hatch para o nosso mercado, tanto o de 2 quanto o de 4 portas, além do novo Countryman. A empresa ainda não informou se os modelos virão com conjunto a combustão ou elétrico, mas afirmou que todos virão da versão Cooper S em diante. A estreia dos modelos por aqui deve ter início no segundo semestre de 2024.
Fonte: Automedia
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