A Mini lançou o novo John Cooper Works Countryman. A fabricante inglesa havia revelado a versão elétrica a bateria no início deste ano, mas a variante JCW ainda conta com um motor a combustão. O modelo de terceira geração tem mais potência do que o hatchback anterior e um design totalmente novo que enfatiza seu tamanho maior comparado com o antecessor.

Sob o capô está um motor 2.0 turbo de quatro cilindros e o sistema de tração integral ALL4 da marca. Ele produz 300 cv e 40,8 kgfm de torque na versão global, uma redução comparado com o modelo antigo, que contava com 306 cv e 45,9 kgfm.

Galeria: Mini John Cooper Works Countryman 2025

O novo Countryman pode atingir 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto atinge a velocidade máxima de 250 km/h. Os freios de alto desempenho, com acabamento em Chili Red, mantêm tudo sob controle. Os pneus do carro são mais largos, medindo 245 milímetros, e cabem em rodas exclusivos de 19 e 20 polegadas.

O novo design do Mini tem uma grade octogonal com acabamento em preto de alto brilho, ladeada por elegantes faróis de LED. Ele apresenta um emblema John Cooper Works redesenhado, com acabamento em preto, vermelho e branco. O marcante pilar C, com acabamento em Chili Red neste exemplo, é difícil de não notar, enquanto as novas lanternas traseiras verticais acentuam a traseira.

Uma tela OLED redonda domina o centro do painel de instrumentos, com uma fileira de interruptores embaixo para controlar as funções essenciais do veículo. Um esquema de cores vermelho e preto adorna o painel, os painéis das portas e os bancos esportivos.

O novo Countryman suportará o Nível 2 de direção por meio do Pacote Profissional do Assistente de Direção opcional. O veículo tem 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround, com o sistema permitindo que os motoristas tirem as mãos do volante em determinadas rotas, em velocidades de até 60 km/h. O sistema exige que o motorista preste atenção ao tráfego e esteja pronto para retomar o controle.

Os Mini Experience Modes são novos, que os motoristas podem selecionar na multimídia. Ele permite que os motoristas escolham fundos e sons específicos para criar um ambiente de direção exclusivo. Ele tem um modo Go-Kart que intensifica o som do motor dentro da cabine, enquanto o projetor Mini na parte de trás da tela OLED pode pintar o painel com cores e padrões exclusivos.

O Mini John Cooper Works Countryman 2025 é maior do que o modelo que substitui, com alguns mercados o classificando como SUV. Ele terá um preço inicial de US$ 47.895 (R$ 235.844). Os primeiros exemplares começarão a chegar às concessionárias no início de maio nos EUA, com a produção para o mercado americano começando em março do próximo ano. No Brasil, o novo Countryman tem lançamento marcado para o 2º semestre de 2024, junto com o Mini Cooper normal.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com