Atualmente a quarta marca de motocicletas mais emplacada do Brasil no acumulado de 2023, a Shineray continua com planos de expansão. As vendas da empresa em nosso mercado já foram muito concentradas em ciclomotores baratos, mas a marca trouxe modelos maiores e atua também na faixa entre 150 e 200 cilindradas. Isso sem contar as vendas de motos elétricas ou veículos elétricos autopropelidos.
Mas a Shineray quer atuar em mais segmentos, principalmente nos de média cilindrada. A empresa acaba de anunciar que, a partir de meados de 2024, ela trará para o Brasil algumas unidades da SWM Gran Milano 500 com a finalidade de homologá-la para o nosso mercado. A marca é de origem italiana, mas foi fundada com investimento do Grupo Shineray global.
SWM Gran Milano 500 será a aposta da Shineray para o segmento de média cilindrada
Diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Medeiros afirmou que o modelo de estreia já está passando por testes na China e deverá desembarcar no país, para homologação, entre maio e junho do ano que vem. No final deste mês, o executivo estará na China, juntamente com o diretor Luciano Menezes, para tratar dos últimos detalhes da nova estratégia comercial do grupo.
“O ano de 2024 será de testes e de processos de homologação dos primeiros modelos, pois muitas das motos que hoje temos na Europa serão customizadas para atender ao perfil do público brasileiro”, explica o executivo. A expectativa é que as vendas só ocorram um ano depois, em 2025 - as motos vão ser disponibilizadas nas lojas próprias premium da Shineray, como a Shineray Electric, e em futuras concessionárias próprias das SWM.
SWM Superdual
Outras motos do portfólio da marca italiana, como a SuperDual (foto acima) e a SWM Six, deverão passar por uma análise de mercado antes de desembarcarem oficialmente no Brasil. De acordo com Thomas Medeiros, a estratégia da Shineray do Brasil é explorar as motos com até 250 cilindradas com o selo próprio. A partir de 300 cilindradas, os produtos comercializados no país serão SWM Motorcycles.
Um ponto interessante é que o comunicado ainda diz que a linha da SWM no Brasil chegaria "futuramente a até 1.200 cilindradas" de acordo com a empresa. Isso abre a brecha para a SWM Stormbreaker V 1200. Trata-se de uma custom de alta cilindrada muito similar à finada Harley-Davidson Sportster 1200, incluindo o grande motor de dois cilindros em V.
SWM Stormbreaker V 1200
Porém, mesmo no site global da SWM, não há as informações técnicas mais básicas para entender qual será o posicionamento específico dessas motos por aqui, algo que a Shineray precisará trabalhar futuramente se quiser estrear a nova marca com sucesso no Brasil. A Gran Milano 500 tem alguns poucos detalhes relevantes no site global da marca.
Lá descreve-se que a moto tem um motor de dois cilindros paralelos com 494 cm3 com arrefecimento a líquido, 47,5 cv de potência, transmissão de 6 marchas, dois discos de freio na dianteira com um disco único na traseira, suspensão invertida na frente, altura do assento de 790 mm e um peso declarado de 188 kg.
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