Apresentada em outubro de 2022 na Europa, a nova Honda Hornet resgatou o nome clássico da linha de esportivas de média cilindrada da marca, mas pode ter decepcionado alguns entusiastas. Se antes era sempre acompanhada de um motor de quatro cilindros, a nova Hornet 750 veio equipada apenas com um bicilíndrico.
Enquanto a Honda Motos do Brasil não comenta planos futuros para a Hornet em nosso mercado, a moto teve iniciada a comercialização na Argentina. Porém, dado que a moto é importada do Japão para lá e a situação econômica do país vizinho, os preços podem assustar. Primeiramente, ela é vendida em dólar e são cobrados US$ 17.600, que se converte em estonteantes R$ 86,3 mil. Bem mais que os cerca de R$ 53 mil cobrados pela CB 650R 2024 apresentada recentemente no Brasil.
O caminho para o nosso mercado ainda é nebuloso e sem informações confirmadas. No entanto, há alguns indícios. O principal deles é que a Honda já registrou a patente da nova Hornet no Brasil, o que aconteceu ainda no final de 2022. Então essa ideia ao menos passou pela cabeça da marca em algum momento.
Apresentada há pouco mais de um ano, a nova Honda CB 750 Hornet recebeu bem mais que um novo visual. A moto perdeu o icônico motor de 4 cilindros em linha em favor de um motor de 2 cilindros paralelos 750. Ele tem comando no cabeçote para as 8 válvulas, arquitetura totalmente nova, refrigeração a líquido, com 755 cm³ de capacidade, mancais que separam os ciclos de combustão em 270 graus e comando único de válvulas. O diâmetro dos cilindros é de 87mm e o curso é de 63,5mm.
Este novo propulsor é capaz de entregar 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Com isso, a Honda declara que a nova CB 750 Hornet 2023 tem velocidade máxima de 205 km por hora. A nova geração da esportiva está utilizando um câmbio de 6 velocidades. A embreagem tem acionamento assistido e é do tipo deslizante. Esse conjunto mecânico também é utilizado na nova Transalp, que será uma opção mais aventureira à atual crossover da empresa, a NC 750X.
suspensão utiliza um garfo Showa SFF-BP invertido com 41mm de diâmetro nos turbos e 130mm de curso. Na traseira, há um amortecedor monochoque e um braço oscilante do tipo Pro-Link que oferece 150 mm de curso. A frenagem é duas pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente na frente, com discos de freio de 296 mm de diâmetro. Uma de pistão único com disco de 240 mm. A nova Honda CB750 Hornet 2023 também vem com ABS de dois canais e rodas de alumínio fundido de 17 polegadas. O peso em ordem de marcha da nova Honda CB 750 Hornet 2023 é de 190 kg. A distância entre eixos é de 1.420 mm e a altura do assento é de 795 mm.
A Honda CB 750 Hornet 2023 tem acelerador eletrônico, o que torna possível oferecer quatro modos diferentes de condução: Standard, Sport, Rain, e User, variando a entrega de potências do motor, freio motor, controle de tração e do controle que evita empinadas não desejadas.
O painel de instrumentos tem tela TFT de 5 polegadas traz até indicador para mudança de marcha (shift light). Além disso, o sistema Honda Smartphone Voice Control é compatível tanto com dispositivos Android quanto iOS, prometendo conexão via bluetooth com smartphone.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos