Em novembro, a Honda apresentou globalmente a nova XL 750 Transalp. A marca trouxe de volta o nome da lendária linha de aventureiras de média cilindrada que ofereceu no passado. Além disso, pretende oferecer uma alternativa mais off-road a modelos como a NC 750X, que tem a mesma cilindrada, mas é tratada como crossover pela empresa.

Outro diferencial dessa nova Honda XL 750 Transalp, é que ela utiliza o mesmo conjunto motriz da também ressuscitada Honda CB 750 Hornet. Mas para nós brasileiros, a novidade ainda não tem previsão de chegar por aqui, assim como a nova esportiva com a qual compartilha o motor. Ou será que tem?

Galeria: Honda Transalp 750 - Registro no Brasil

O INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, revelou novas patentes registradas no Brasil e uma delas chamou a atenção: A Honda Motor Co., LTD. (JP), nome oficial da Honda como empresa mundialmente, registrou por aqui os desenhos bem detalhadas para uma nova moto. E tal moto era ninguém menos que a nova XL 750 Transalp.

Mas, como sempre, fica a ressalva de que a marca pode ter a intenção de apenas proteger os desenhos da aventureira contra cópias indevidas por aqui. Vale lembrar que a Honda Motos do Brasil está em uma briga judicial com a Shineray por conta de uma moto da última que estaria copiando a Honda Biz. A Shineray inclusive, respondeu em comunicado oficial que "a Honda Biz não é original o suficiente para ter exclusividade".

Como é a nova Honda XL 750 Transalp?

Galeria: 2023 Honda XL750 Transalp

A nova Honda XL 750 Transalp foi revelada em novembro trazendo o motor bicilíndrico de 755 cm3, com  oito válvulas, comando único no cabeçote e com separação 270 graus entre os ciclos de combustão. É o mesmo da CB 750 Hornet. O propulsor entrega 92 cv de potência a 9.500 rpm e 7,65 kgfm de torque a 7.250 rpm. Apesar de o diâmetro e curso de pistões serem os mesmos da Hornet, a Honda diz que o acerto da nova Transalp é diferente da esportiva, sendo mais voltada para viagens do que picos de potência. O propulsor da Transalp também está acoplado a uma embreagem assistida que nem a Hornet.

O chassi de aço pesa apenas 18,3 kg e é do tipo diamante com uma subestrutura integrada. A suspensão dianteira traz garfo telescópico invertidos com tubos de 43 mm de diâmetro. Atrás, tem um sistema Pro-Link com amortecedor único, mas ambos possuem ajuste de pré-carga. A frenagem é executada por um par de pinças de dois pistões na frente com discos de 310 mm de diâmetro. Atrás, faz uso de um pinça de um pistão e disco de 256 mm. Nas medidas, a nova Honda XL 750 Transalp tem uma distância entre-eixos de 1.560 mm e um peso de 208 kg. A distância ao solo é de 210 mm e a altura do assento é de 850 mm.

Honda XL750 Transalp (2023)

A Honda XL 750 Transalp 750 conta com acelerador eletrônico, o que também significa que vem com modos de condução selecionáveis. São cinco à escolha do condutor: Sport, Standard, Rain e Gravel, além de um quinto modo customizável. As ajudas eletrônicas incluem controle de tração e controle de empinada. Há ainda a opção de ABS off-road, que permite desligar o sistema antitravamento do freio traseiro.

A nova Honda Transalp recebe iluminação LED completa, assim como um painel de instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas colorida. Ela conta com conectividade via Bluetooth. A XL 750 Transalp também apresenta a tecnologia de Sinalização de Parada de Emergência nos indicadores traseiros quando há uma frenagem muito forte, algo encontrado nas motos mais caras da Honda aqui no Brasil.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com