Toyota Hilux híbrida-leve começa a ser vendida na Europa
Picape recebe sistema elétrico de 48V para auxiliar o conhecido 2.8 turbodiesel
A Toyota lançou a Hilux MHEV na Europa. É assim que a marca japonesa define a versão da picape média com o sistema MildHybrid ou "híbrido-leve". O modelo chega ao Velho Continente importado da Tailândia e, em breve, será produzido na Argentina também, de acordo com nossos colegas do Motor1.com Argentina.
A Hilux MHEV é equipada com uma bateria de 48V que auxilia o conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. Como em todos os veículos do tipo híbrido-leve, o sistema não movimenta o veículo no modo 100% elétrico em nenhum momento. A função do MildHybrid é alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado, como em um semáforo ou em um congestionamento. A bateria de 48V é carregada por um alternador e pelo sistema regenerativo que aproveita a energia cinética da frenagem.
A Toyota afirma que a Hilux MHEV "apresenta uma eficiência de combustível até 10% maior e um desempenho aprimorado, o que melhora a formidável capacidade do veículo dentro e fora da estrada". A empresa afirma que a picape apresenta "a melhor capacidade de resposta no asfalto, bem como melhor desempenho fora dele, graças à aceleração mais suave e progressiva e à frenagem regenerativa em trechos de descida".
Além disso, a Toyota alega que "as melhorias na dirigibilidade não foram feitas à custa do sacrifício da capacidade de reboque e de carga, que permanecem em níveis excepcionais de 3.500 e 1.000 kg, respectivamente". Até agora, a Toyota mostrou a Hilux MHEV apenas na forma de protótipo, como carro de segurança para o Kenya Safari Rally. A Hilux MildHybrid faz parte do plano da Toyota de lançar nove novas picapes, algumas das quais já estão confirmadas para a Argentina, onde é fabricada a Hilux hoje.
Na Argentina, coincidentemente, os sistemas MildHybrid estão sendo discutidos. A cidade de Rio Grande (ARG) eliminou esta semana o benefício de isenção para veículos híbridos, elétricos e híbridos-leves. O conselho da cidade tomou a decisão com base no fato de que " os sistemas mildhybrid não oferecem um modo 100% elétrico, razão pela qual, após um período considerável de tempo, e depois de analisar todos os aspectos, foi conveniente e necessário reajustar a regra".
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Comunicado de prensa de Toyota
Toyota to add 48-volt technology for Hilux
** 48-Volt Technology offers approximately 10 per cent improvement in fuel economy **
** 48-Volt Technology to be standard on 4x4 SR5 and Rogue Double Cab models **
Toyota is set to offer approximately 10 percent fuel economy improvement for certain HiLux models, compared to the current 2.8-litre turbo diesel variants, when upgraded versions fitted with 48-Volt Technology.
48-Volt Technology will be combined with the 2.8-litre turbo diesel engine and six-speed automatic transmission and comprises an additional 48-Volt battery, small electric motor-generator and other components.
In addition to delivering improved fuel economy, 48-Volt Technology will also enable a stop/start system, improved driveability and reduced noise, vibration and harshness.
Toyota Vice President Sales, Marketing and Franchise Operations Sean Hanley said the introduction of 48-Volt Technology to HiLux demonstrated Toyota's commitment to reducing the fuel consumption of its vehicles without compromising on the performance and capability demanded by customers.
"We are continually striving to reduce the fuel consumption of our vehicles to help reduce on-going costs for customers, as well as helping reduce our environmental impact, and the addition of 48-Volt Technology to our biggest-selling vehicle line will contribute to this," Mr Hanley said.
"This new technology will not only improve fuel consumption, but customers will also benefit from enhanced on and off-road performance, making the HiLux even more appealing for a weekend away or longer term excursion into the outback," he said.
48-Volt Technology will be fitted as standard to all 4x4 SR5 and Rogue Double Cab models and be available as an option for 4x4 SR Double Cab. The addition of 48-Volt Technology will not have any impact on the capability of the HiLux with the 4x4 models, maintaining their 3500kg braked towing capacity.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil