A Toyota amplia sua oferta de SUVs nos Estados Unidos com o lançamento do Crown Signia 2025. Apresentado inicialmente no Japão, o modelo se junta ao sedã Crown já oferecido e estará à venda nas concessionárias norte-americanas da marca a partir do ano que vem. No portfólio local, ocupa o lugar do Venza (que sai de linha) e oferece alternativa mais luxuosa e tecnológica acima dos modelos Corolla Cross e RAV4.
No visual, o Crown Signia adota a mais recente linguagem visual da Toyota e guarda inspiração no próprio Crown, além do Camry e do C-HR. Ao todo são, 4.930 mm de comprimento, 1.880 mm de largura, 1.620 mm de altura e 2.850 mm de entre-eixos. Na prática, se aproxima bastante do Highlander, que tem 4.950 mm de comprimento e igual distância entre-eixos.
Mecanicamente, é destaque o conjunto mecânico formado pelo sistema Hybrid Electric Vehicle da Toyota. Combina motor 2.5 litros de quatro-cilindros com dois motores elétricos e possui três modos de condução: Eco, Normal e Sport. Eco maximiza a autonomia da bateria e a eficiência de combustível, enquanto o Sport aprimora a resposta do acelerador. Além disso, é possível rodas apenas com eletricidade em baixas velocidades por distâncias curtas.
A Toyota divulga consumo combinado de 11 km/l e potência de 246 cv. Graças ao motor elétrico montado na parte traseira, a tração é integral eletrônica. O câmbio é sempre automático do tipo CVT, enquanto a capacidade de reboque é de 1.225 kg.
Dentro da cabine, o painel de instrumentos é digital personalizável de 12,3 polegadas, enquanto outra tela de 12,3 polegadas abriga o sistema de entretenimento. Os assentos elétricos do motorista e do passageiro contam com oito posições de série, enquanto o console central possui carregador vertical sem fio e três portas USB-C. Os passageiros do banco traseiro contam com duas portas, duas saídas de ar, dois porta-copos e bolsos nas costas do banco.
É de série em todas as versões (XLE e Limited) o pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui sistema pré-colisão com detecção de pedestres, alerta de saída de faixa com assistência de direção, controle de cruzeiro dinâmico por radar em faixa de velocidade total, assistência de sinalização rodoviária, farol alto automático e muito mais. Um pacote de tecnologia avançada opcional com assistência para mudança de faixa e monitor de visão panorâmica está disponível para o Limited.
As vendas nos EUA serão iniciadas na metade do ano que vem. A carroceria poderá ser pintada nas cores Storm Cloud, Finish Line Red, Oxygen White, Black ou Bronze Age, enquanto o interior terá revestimento Saddle Tan ou Black.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida