Em abril de 2023, a Triumph apresentou as novas Speed 400 e Scrambler 400. A dupla de motos de menor cilindrada chegou para ser a linha mais acessível da marca britânica globalmente. O preço menor foi atingido em parte graças à parceria da empresa com a montadora indiana Bajaj.
Em julho, a Triumph já tinha confirmado que a dupla de motocicletas mais acessíveis também seria fabricada no Brasil. Agora, a empresa revelou quais serão os preços oficiais das motos em nosso mercado. A nova Speed 400, com pegada mais urbana, sairá por a partir de R$ 29.990. Já para a Scrambler 400 X, mais aventureira, serão cobrados R$ 33.990.
No entanto, fica um aviso: os preços foram anunciados nas redes sociais da empresa, onde se ressaltava que os valores seriam válidos para as primeiras 400 unidades das motos. Não se falou se eram 400 unidades entre as duas motos, ou 400 unidades de cada uma. Apenas foi informado que os preços anunciados seriam mantidos durante a ação de pré-venda. Também não foi dito quando as motos chegarão de fato às lojas brasileiras.
Além da diferença de visual, a dupla de entrada da Triumph também oferecem propostas diferentes. A Speed 400, por exemplo, conta com rodas de liga leve de 17 polegadas. A suspensão dianteira tem 140 mm de curso, enquanto a traseira tem 130 mm. Já para a Scrambler 400 X, a Triumph lançou mão de rodas também de liga leve, mas com 19 polegadas na dianteira. Sua suspensão, porém, tem 150 mm de curso em ambas as pontas.
Apesar das diferenças, as duas motos compartilham da estrutura, do motor e de boa parte dos itens de série. Speed 400 e Scrambler 400 X usam um motor monocilíndrico de 398 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades.
As novas motos mais baratas da marca possuem acelerador eletrônico. Elas também vêm com controle de tração desligável, bem como ABS dianteiro e traseiro. Um velocímetro analógico com uma tela LCD integrada faz a vez de painel de instrumentos. Há também uma porta de carregamento USB-C. Como a maioria das novas motos lançadas em 2023, as novas Triumph 400 vêm com iluminação totalmente por lâmpadas de LED. Uma trava de direção e um imobilizador também vêm de série na dupla.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Speed e Scrambler 400: como a Bajaj ajudou a Triumph a ser mais barata?