Para estimular a venda de carros nacionais e impedir a saída de dólares do país, o governo argentino criou algumas barreiras contra modelos importados, mesmo que vindos do Brasil. Este obstáculo levou a Stellantis a encerrar a venda de quatro modelos importados no Brasil, deixando de oferecer os Fiat Argo, Mobi e Peugeot 2008, além do Abarth 595 Turismo vindo da Europa, ao menos temporariamente.
De acordo com o Motor1.com Argentina, esta movimentação não é uma surpresa, pois tanto o Fiat Argo quanto o Mobi tinham uma presença “simbólica”, com poucas unidades emplacadas nos últimos meses e que era difícil encontrar unidade nos estoques das concessionárias. Ambos ainda estão no site oficial, para vender as unidades remanescentes, mas já não são listados na tabela de valores para novembro. A dupla está emplacando tão pouco que nem apareceu entre os 50 veículos mais vendidos na Argentina em outubro, sendo que o último colocado da lista é o Volkswagen Virtus com 60 unidades.
Em nota, a Stellantis confirma que parou de vender os modelos na Argentina, mas diz que é algo temporário:
"Stellantis interrompeu momentaneamente a comercialização dos modelos em função do contexto específico da Argentina, com a priorização da venda dos carros produzidos localmente. Tão logo o cenário se estabilize, os veículos importados devem voltar a ser comercializados naquele país."
Mesmo se Argo e Mobi não retornarem ao país, não seria uma perda grande para a Stellantis, pois o Fiat Cronos e o Peugeot 208 são os carros mais vendidos na Argentina. O sedã já contabiliza 43.420 unidades, enquanto o hatchback está com 33.643 veículos emplacados no acumulado do ano, com uma folga considerável sobre a Toyota Hilux, a terceira colocada com 25.856 unidades.
O caso do Peugeot 2008 é diferente. Recentemente, o jornal argentino Ámbito Financiero publicou documentos da marca, revelando que o SUV compacto encerrará a produção no Brasil em 2 de dezembro. Esta movimentação será feita para abrir espaço para a nova geração do carro, que será feita na Argentina a partir de janeiro de 2024.
O quarto modelo é o Abarth 595 Turismo, uma versão esportiva do Fiat 500 e que era importado da Polônia e conta com um motor 1.4 turbo de 165 cv. Já era um carro com disponibilidade limitada, pois chegava em lotes pequenos de acordo com as encomendas feitas. Tinha um esquema especial, com vendas diretas para clientes ao invés de colocar em estoque nas concessionárias.
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