O próximo ciclo de investimentos da Volkswagen no Brasil começa a sair do papel. Embora a fabricante ainda não tenha anunciado, os Sindicatos dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, Taubaté e Grande Curitiba revelaram ontem em assembleias que fecharam um acordo com a empresa e, entre os itens citados, estão os novos modelos a serem produzidos até 2028. Estão nos planos um novo SUV compacto, uma nova picape e dois modelos híbridos, como adiantado por Motor1.com.
O valor exato deste aporte não está claro. O Sindicato do ABC diz que o valor é de 1 bilhão de euros (R$ 5,26 bilhões) até 2028, enquanto o Sindicato de Taubaté afirma que serão R$ 7 bilhões. A forma como este investimento será dividido também não foi revelado. São informações que só serão apresentadas quando a Volkswagen falar oficialmente sobre o investimento.
Cada fábrica receberá um novo produto. O complexo Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), irá produzir dois modelos híbridos a partir de 2027. Ambos serão feitos com a nova versão da plataforma MQB-A0, desenvolvida pela subsidiária Skoda. A única informação é que os modelos híbridos são chamados internamente de “EVO”. As linhas de montagem hoje fazem Virtus, Nivus, Polo e Saveiro, sendo que somente a Saveiro não usa a MQB-A0.
São Carlos (SP), onde a empresa tem uma fábrica de motores, também receberá um aporte para montar o novo propulsor híbrido, embora ainda esteja sendo negociado com o sindicato local. Fontes ligadas à marca revelaram em 2022 que a Volkswagen trabalhava em um motor híbrido-leve flex no país, usando a geração atual do Golf como “mula”. O motor 1.4 TSI deve ser modificado para viriar o 1.5 TSI usado no exterior e que trabalha com este sistema eletrificado. Na Europa, a tecnolgia também está disponível para o 1.0 TSI.
Para Taubaté (SP), a novidade será um novo SUV compacto, a ser lançado em 2025. Motor1.com adiantou que será o sucessor espiritual do Gol e que será antecipado por um conceito chamado Yeh, prometendo ter um visual “diferente de qualquer Volkswagen já feito”. Seria um carro híbrido também, embora o Sindicato local não tenha comentado a respeito. Atualmente, a fábrica no interior paulista é responsável pela linha Polo.
O complexo em São José dos Pinhais (PR), hoje montando somente o T-Cross, terá mais um modelo com a chegada de uma picape intermediária, posicionada entre Saveiro e Amarok e que irá enfrentar Fiat Toro e Chevrolet Montana. Não será exatamente a Tarok, que surgiu como conceito no Salão do Automóvel de 2018, que era feita com a plataforma MQB-A1 compartilhada com o Taos – até então, falava-se sobre uma produção na Argentina. Motor1.com revelou recentemente que a Tarok será usada como base, mas deve ser um pouco menor e já com planos para ser híbrida.
Em nota, a Volkswagen diz somente que "as negociações sindicais ainda estão em andamento. Tais negociações representam um passo importante na busca de acordos que beneficiem todas as partes envolvidas. Não podemos confirmar mais informações dos resultados neste momento”.
Fonte: Sindicato dos Metalúgicos do ABC, Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba
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