Chevrolet Onix recupera ritmo em outubro, mas ainda vê o Polo na frente

Boa parte dos modelos do segmento registraram crescimento; veja as tabelas

Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring Comparativo VW Polo Highline vs. Chevrolet Onix Premier vs. Hyundai HB20 Platinum Plus vs. Honda City Hatch Touring

Apesar da atenção do mercado para SUVs e picapes, os hatches ainda representam uma boa fatia do mercado brasileiro. Seja em vendas diretas ou no varejo, é uma categoria ainda bastante buscada pelo valor, principalmente de modelos com versões de entrada e motores 1.0 aspirados. 

Entre os subcompactos, a eterna dupla Fiat Mobi e Renault Kwid não brigam apenas pelo título de mais barato do Brasil, mas também por compradores. O Mobi levou a melhor em outubro, com 8.037 emplacamentos, enquanto o Kwid foi levado para casa por 6.394 pessoas ou empresas. Ambos registraram crescimentos de 33,6% e 27,1% na comparação com setembro, sendo que o Mobi abriu mais distância no acumulado.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (OUTUBRO/2023) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2023
Fiat Mobi 8.037 33,6% 59.666
Renault Kwid 6.394 27,1% 49.241

Entre os compactos e os poucos médios que temos ainda, o volume e as brigas são mais interessantes. O VW Polo, muito pelo Track, ainda é o líder, mas vê um Chevrolet Onix mais animado e se recuperando no acumulado, hoje com uma diferença de 1.647 unidades - pouco para dois modelos que estão acima das 10.000 unidades emplacadas no mês. O Onix cresceu 32,7% em outubro, contra os 16,9% do Polo. Ficaram separados por 466 unidades.

Hyundai HB20 e Fiat Argo, que já brigaram pela fileira de cima, tiveram quedas no mês. Por outro lado, Peugeot 208 e Citroën C3 ganharam fôlego, mas ainda com volumes relativamente baixos para o segmento. Até o elétrico BYD Dolphin emplacou 1.366 unidades, mais que o Honda City Hatch e o Renault Sandero.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (OUTUBRO/2023) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2023
Volkswagen Polo 11.123 16,9% 83.050
Chevrolet Onix 10.657 32,7% 81.403
Hyundai HB20 7.421 -2,6% 69.221
Fiat Argo 5.257 -11,5% 56.166
Peugeot 208 2.832 23,8% 23.084
Citroën C3 2.714 36,4% 21.252
Toyota Yaris 1.862 2,0% 19.173
BYD Dolphin 1.366 31,9% 2.868
Honda City Hatch 684 0,1% 9.327
10º Renault Sandero 443 -19,6% 6.578
11º Mini Cooper 94 91,8% 632
12º Audi A3 45 32,4% 324
13º Chevrolet Cruze Sport6 38 22,6% 340
14º JAC E-JS1 24 -57,9% 372
15º Volkswagen Gol 22 4,8% 6.153
16º Toyota GR Corolla 14 75,0% 54
17º Honda Civic Type-R 9 -43,8% 45
18º Mercedes-Benz Classe A 5 -44,4% 54
19º Nissan Leaf 2 -95,9% 219

Entre modelos maiores, o Audi A3 emplacou 45 unidades, mais que as 38 do Chevrolet Cruze Sport6, este contando os dias para deixar o nosso mercado com o fim da produção na Argentina. Os esportivos GR Corolla e Civic Type R começam a acabar nos estoques e já reduzem o ritmo de emplacamentos. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com