O sucessor do Lamborghini Huracan ainda não tem um nome oficial, sendo mencionado apenas como projeto 634 pela marca italiana. Mas, a partir de hoje, já sabemos exatamente como é o seu inédito motor híbrido plug-in V8 biturbo graças às primeiras informações oficiais e fotos divulgados pela montadora.
Na verdade, a Lamborghini nos informa que o motor que substitui o famoso V10 naturalmente aspirado é uma unidade de potência projetada do zero pela Lamborghini que é combinada com três motores elétricos e uma caixa de câmbio de dupla embreagem de 8 velocidades vista no Revuelto e otimizada para o novo Huracan.
Um V8 híbrido plug-in biturbo de 800 cv
Entrando em um pouco mais de detalhes técnicos, descobrimos que o segundo carro superesportivo Lamborghini com sistema híbrido HPEV (High Performance Electrified Vehicle) e que substituirá o Huracan, é movido por um V8 4.0 biturbo que desenvolve 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm, sendo capaz de atingir rotações de até 10.000 rpm.
Lamborghini V8 twin-turbo híbrido, vista frontal
Esses são valores dignos de carros de corrida, incluindo o pico de torque, que é de 74,4 kgfm constantes entre 4.000 e 7.000 rpm. Isso também se deve à integração do motor elétrico instalado no próprio V8 biturbo.
Lamborghini V8 twin-turbo híbrido, o detalhe do sistema elétrico
O sistema elétrico traseiro está posicionado entre o novo V8 e a transmissão automática de dupla embreagem, integrando a unidade elétrica axial e o inversor em um elemento compacto e leve. Esse motor elétrico fornece 110 kW (150 cv) para o sistema híbrido plug-in e um torque de 30,6 kgfm.
Galeria: Lamborghini Huracan Hybrid - Projeção Motor1.com
Um som único para o novo supercarro Lamborghini
Outro detalhe interessante revelado pela Lamborghini diz respeito ao som do novo supercarro, que terá seu próprio caráter sonoro distinto, dado pelo volume e pela frequência do V8 em altas rotações.
Lamborghini V8 twin-turbo híbrido, detalhe do cabeçote
A Lamborghini lembra que a estreia do novo Huracan - ou projeto 634 - está marcada para 2024 como a terceira etapa do caminho de eletrificação iniciado com o Revuelto e o Urus SE. Os rumores dizem que o novo supercarro poderá se chamar Temerario.