Após meses de rumores, a Honda confirmou que retomará o nome Sahara. Ele servirá de sobrenome para a nova XRE 300 2024. A empresa não revelou todos os detalhes, mas a moto deve ser apresentada ainda em novembro. O anúncio durante uma apresentação para concessionários da marca no último dia 31 de outubro.
De oficial mesmo, tudo o que temos sobre a nova Honda XRE 300 Sahara 2024 são as duas imagens que a montadora divulgou. A que abre este texto mostra a novidade ao lado da clássica NX 350 Sahara, aventureira média da marca que começou a ser comercializada no Brasil no início da década de 1990, continuando o legado de outras motos famosas da marca no país, como as XL 250R e a XLX 350R.
Inclusive, a Sahara compartilhava a mecânica com a XLX 350R, mas trazia uma carenagem fixa exclusiva que lhe conferia o visual pelo qual se tornou famosa, junto aos esquemas de cores chamativos típicos da época. Ela ainda trazia novidades como os piscas integrados às laterais da carenagem e um pequeno parabrisa.
Olhando mais atentamente para a nova Honda XRE 300 Sahara 2024, é possível ver alguns detalhes novos, como as bengalas e a balança traseira pintadas de preto, mas fisicamente similares ao conjunto de suspensão da atual XRE 300 2023. O conjunto de rodas, pneus e freios também aparenta ser o mesmo. Destaque para a parte superior das bengalas, que aparenta ter um acabamento em cromo escuro.
Visualmente, a nova XRE 300 Sahara se aproximou mais do visual da Africa Twin, a grande aventureira da Honda. Isso é notado pelo farol de LED mais reto e as largas carenagens laterais integradas ao tanque. Apesar de não ser mostrado, o painel de instrumentos também aparenta ser o mesmo da Honda CB 300F Twister. Uma pequena homenagem à Sahara original está nas laterais do farol, com as pequenas aberturas de ar ladeando a peça.
A moto das fotos usar um protetor de carenagem similar ao oferecido para a Africa Twin, porém, é possível que seja um opcional ou acessório que será oferecido nas concessionárias. Os piscas também são de LED e aparentam ser exatamente os mesmos que a Honda oferece em praticamente todas as suas motos.
Motor Honda CB 300F Twister 2023
Ainda não temos informações sobre o chassi e a mecânica. Porém, ao menos o motor está visível e não deixa dúvidas quanto à sua origem. As imagens mostram que a nova Honda XRE 300 Sahara 2024 utilizará o mesmo propulsor que estreou com a nova geração da Twister, quando passou de 250 para 300 cilindradas.
Ao menos na CB 300F, este propulsor é um monocilíndrico de 293,5 cm3 com refrigeração a ar auxiliada por radiador de óleo. Ele tem comando único no cabeçote e 4 válvulas, 2 de admissão e duas de escape. Flex, é capaz de entregar até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Seu câmbio tem 6 velocidades e a embreagem tem assistência para o acionamento e sistema deslizante para evitar o travamento da roda traseira em reduções.
A XRE 300 atual usa um motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos