Adotado incialmente nos modelos da Fiat, como Pulse e Fastback, o motor 1.0 turbo T200 da Stellantis começa a ganhar escala e ser adotado por outros veículos do grupo. O propulsor já chegou ao capô do Peugeot 208 e agora acaba de ser oficialmente confirmado para o C3 Aircross 2024.
De acordo com a Citroën, o propulsor entregará 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas. Dados de consumo e desempenho, porém, ainda não foram revelados e serão conhecidos apenas no lançamento.
Citroën C3 Aircross 2024
Além da motorização, a Citroën já confirmou que o C3 Aircross 2024 terá painel digital customizável de 7 polegadas de alta resolução, limitador e controlador de velocidade, terceira fileira totalizando 7 lugares, e rodas de até 17”. Outra informação foi sobre a capacidade do porta-malas, que ofertará espaço de 489 litros pelo padrão VDA em todas as versões.
Ao todo, o crossover mede 4,32 metros de comprimento (cerca de 34 centímetros a mais em relação ao irmão C3 hatchback), 1,80 m de largura e 2,67 m de entre-eixos (acréscimo de 13 cm). Destaque ainda para a altura livre do solo de 200 milímetros, pensada para garantir facilidade no dia-a-dia mesmo em pisos com obstáculos.
Logotipo "Turbo 200" na traseira do C3 Aircross
Como diferencial no segmento, o C3 Aircross terá exclusivo sistema de climatização independente voltado para a segunda e terceira fileiras. O sistema é composto por um exclusivo ventilador no teto da cabine, com ajuste independente de velocidade e quatro difusores individuais. Com ele, o ar frontal é captado, acelerado e enviado para a parte posterior da cabine.
De acordo com a Citroën, a tecnologia permite redução em até 4,5º celsius na temperatura nas duas fileiras posteriores. Além disso, a empresa diz que o sistema de ar-condicionado será otimizado e ainda mais forte que o convencional para entregar conforto extra.
No mercado nacional, o modelo promete competir tanto no segmento de minivans, contra a Chevrolet Spin, quanto na categoria de SUVs compactos, contra Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e companhia. Toda produção será concentrada na fábrica de Porto Real (RJ), que abastecerá não apenas o Brasil como também diversos países da região, incluindo Colômbia, Chile, Argentina e Peru.