É difícil acreditar que 10 anos se passaram desde que a Nissan apresentou o IDx no Salão de Tóquio (Japão) como um carro esportivo conceitual de entrada, com uma versão Nismo. Uma década depois, ainda não há sinal de uma versão de produção. Dito isso, há um vislumbre de esperança de que um modelo abaixo do Nissan Z seja lançado um dia, com base em uma declaração feita pelo chefe de planejamento de produtos da empresa, Ivan Espinosa, em uma entrevista à revista Top Gear.
"Dependendo do momento, sempre tivemos o Nissan GT-R, sempre tivemos o Z e sempre tivemos um carro de entrada - ou um hot hatch como o Pulsar, ou qualquer outra coisa lá embaixo [nesse ponto de preço e desempenho]. E isso hoje é algo de que sentimos falta. Esse ponto [de preço e desempenho]".
Quanto ao formato do carro, ele sugeriu que não seria um hot hatch como os Pulsars do passado. Teria que ser um "carro esportivo elétrico menor" e "um pouco mais acessível" para atender a clientes na faixa dos 20 e poucos anos. Para atrair uma clientela tão jovem, Espinosa disse que o carro teria de ser "empolgante e envolvente ao dirigir" e oferecer um derivado Nismo.
Parece que a Nissan quer um rival elétrico para os modelos Toyota GR86, Subaru BRZ e Mazda MX-5 Miata. No entanto, é mais fácil falar do que fazer, pois lançar um carro esportivo de entrada significaria que ele teria de custar menos do que o Z mais barato, disponível nos Estados Unidos a partir de US$ 43.305 (R$ 216.525). Um carro esportivo elétrico abaixo de US$ 40.000 (R$ 200.000) parece um sonho impossível por enquanto, considerando que até mesmo o GR86 mais barato custa quase US$ 30.000 (R$ 150.000) atualmente.
Os rivais nacionais também estão pensando em carros de desempenho híbridos e elétricos, já que o Japan Mobility Show foi palco da estreia do Honda Prelude, do Mazda Iconic SP e do Toyota FT-Se. A Nissan participou do show com seu próprio conceito espetacular, o Hyper Force, servindo como uma janela para o inevitável futuro elétrico do GT-R.
Em setembro de 2021, o vice-presidente da Nissan Design Europe Matthew Weaver compartilhou seu trabalho em um hipotético renascimento do Silvia (foto acima). Não demorou muito para que um rumor suculento da revista Best Car do Japão especulasse um renascimento elétrico da placa de identificação já em 2025. No entanto, encaramos esse rumor com uma boa dose de ceticismo.
Fonte: Top Gear
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