Verstappen vence após batalha estratégica, fatura GP dos Estados Unidos e vence pela 50ª vez; Hamilton é P2, mas desclassificado
Holandês faturou a 50ª vitória da carreira
Max Verstappen ficou com a vitória do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em uma corrida definida pela estratégia de pneus devido a alta degradação dos compostos em COTA. Lewis Hamilton e Lando Norris completaram o pódio.
A corrida
A largada em Austin foi intensa, com Lando Norris conseguindo dar um bote certeiro em Charles Leclerc assumindo a ponta antes mesmo da metade da primeira volta ser completada. Piastri, pouco atrás, subiu quatro posições e teve um dos melhores inícios.
Na terceira volta, Ocon informou pelo rádio que tinha um dano no sidepod, em toque com Piastri - muito provável adquirido em uma disputa com Russell, que ultrapassou o francês logo em seguida. Pérez, no embalo, aproveitou a disputa entre os dois e também deu o bote no piloto da Alpine.
A briga por um lugar no pódio, Hamilton conseguiu ultrapassar Sainz com um 'mergulho' conseguindo assumir o terceiro lugar. Se recuperando por ter largado em sexto, Verstappen também 'vitimou' o espanhol da Ferrari e se tornou o P4.
Antes mesmo da décima volta, o heptacampeão começou a caça ao líder Norris. Com apenas sete voltas completadas, Ocon precisou abandonar. Zhou foi o primeiro a parar, na volta de número 10. Pouco depois, o carro de Piastri apresentou problema e ficou bem lento na pista.
Pensando que o problema do australiano iria promover uma bandeira amarela, muitos pilotos foram ao box, mas o representante da McLaren conseguiu levar o carro para o pit e abandonou. Enquanto isso, na pista, Leclerc e Verstappen começaram um 'arranca rabo' com o monegasco indo para fora da pista na tentativa de defesa.
E na volta 17, Verstappen foi aos boxes - sendo um dos primeiros da turma da frente a fazer a troca. O holandês colocou pneus médios. Logo na sequência, Norris, Sainz e Pérez também seguiram o movimento do tricampeão.
A vigésima volta também marcou uma nova leva de paradas. Com pneus novos, Norris ultrapassou Russell sem dificuldade, uma vez que o britânico da Mercedes estava com pneus muito desgastados.
A briga de estratégias começou a ficar mais evidente na volta 24, com McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull tentando entender qual a melhor hora de parar e qual o melhor pneu usar para superar o adversário.
Levou 28 voltas para que Verstappen assumir a liderança. Com uma bela manobra, o tricampeão mergulhou no momento exato, onde o britânico não conseguiu nem se movimentar para se proteger do ataque. A volta 35 marcou a segunda ida de Norris aos boxes, a Red Bull, em resposta, chamou Verstappen para o pit, com Sainz seguindo o 'trenzinho'.
Hamilton parou na volta 39, acabando com o 'sonho' de uma única parada. Lá na frente, Norris conseguiu superar Leclerc - com pneus muito mais gastos. Hamilton, que parou por último entre os primeiros colocados, conseguiu dar o bote em Leclerc sem dificuldades.
No finalzinho, Hamilton e Norris ficaram lado a lado na briga pelo segundo lugar. O piloto da McLaren fez um movimento muito arriscado na hora de 'trancar' pela posição e quase acertou a Mercedes 44, mas no fim, o heptacampeão conseguiu dar o 'X' e assumir o segundo lugar.
Problemas no assoalho fizeram com que Alonso precisasse abandonar há menos de 5 voltas para o fim. E com muita facilidade, Pérez superou Leclerc pelo quinto lugar.
1 | 1 | 56 | 1:35'21.362 | 194.054 | 2 | 25 | |||
DSQ | 44 | 56 | +2.225 1:35'23.587 | 2.225 | 193.979 | 2 | 18 | ||
2 | 4 | 56 | +10.730 1:35'32.092 | 8.505 | 193.691 | 2 | 15 | ||
3 | 55 | 56 | +15.134 1:35'36.496 | 4.404 | 193.542 | 2 | 12 | ||
4 | 11 | 56 | +18.460 1:35'39.822 | 3.326 | 193.430 | 2 | 10 | ||
DSQ | 16 | 56 | +24.662 1:35'46.024 | 6.202 | 193.221 | 1 | 8 | ||
5 | 63 | 56 | +24.999 1:35'46.361 | 0.337 | 193.210 | 2 | 6 | ||
6 | 10 | 56 | +47.996 1:36'09.358 | 22.997 | 192.440 | 2 | 4 | ||
7 | 18 | 56 | +48.696 1:36'10.058 | 0.700 | 192.417 | 2 | 2 | ||
8 | 22 | 56 | +1'14.385 1:36'35.747 | 25.689 | 191.564 | 3 | 2 | ||
9 | 23 | 56 | +1'26.714 1:36'48.076 | 12.329 | 191.157 | 2 | |||
10 | 2 | 56 | +1'27.998 1:36'49.360 | 1.284 | 191.115 | 2 | |||
11 | 27 | 56 | +1'29.904 1:36'51.266 | 1.906 | 191.052 | 2 | |||
12 | 77 | 56 | +1'38.601 1:36'59.963 | 8.697 | 190.767 | 2 | |||
13 | 24 | 55 | +1 Lap 1:35'24.938 | 1 Lap | 190.466 | 2 | |||
14 | 20 | 55 | +1 Lap 1:35'29.434 | 4.496 | 190.317 | 2 | |||
15 | 3 | 55 | +1 Lap 1:35'30.214 | 0.780 | 190.291 | 2 | |||
dnf | 14 | 49 | +7 Laps 1:24'38.227 | 6 Laps | 191.273 | 3 | |||
dnf | 81 | 10 | +46 Laps 17'39.564 | 39 Laps | 186.213 | 1 | |||
dnf | 31 |
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:03 Kia Tasman 2025 também terá versão elétrica; autonomia será de 400 km
- 08:49 Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
- 08:27 Chevrolet manterá produção do Onix suspensa por conta das chuvas no RS
- 18:00 Renault inicia exportação e lançará novo Kangoo no Brasil em junho
- 17:21 Vendas diretas em abril: Argo aparece em 3º, atrás de Polo e Strada
- 15:38 Senado pode votar hoje o novo DPVAT: veja o que muda
- 14:47 Chery lança o novo Tiggo 7 2024: veja o que muda
- 13:52 Fiat Cronos tem produção suspensa novamente por causa das enchentes no RS
Sobre este artigo
Categoria |