O vazamento da etiqueta do Inmetro do novo Honda ZR-V nos trouxe diversas informações. O principal é o consumo homologado do motor 2.0 aspirado, que não será flex, e está ligado ao câmbio CVT, especificação já esperada pela opção disponível no México e Estados Unidos. Com isso, podemos compará-lo a seus principais concorrentes mesmo antes do lançamento oficial.
A escolha pelo 2.0 aspirado foi um movimento bem conservador da Honda, mas também a única opção disponível na planta do México, ao menos por enquanto. Os números de potência e torque oficiais não foram divulgados, mas podemos esperar algo como os 157 cv e 18,8 kgfm de torque que o SUV possui no México e na Argentina.
Aspirado, sem injeção direta
O motor usado pelo Honda ZR-V é o K20Z5, com duplo comando variável, sem injeção direta. Não será o mais moderno do segmento, onde o 2.0 aspirado do Corolla Cross já tem injeção direta e 169 cv e 21,4 kgfm de torque quando abastecido com gasolina, enquanto os turbo do Jeep Compass e do VW Taos já entregam 180 cv e 27,5 kgfm e 150 cv e 25,5 kgfm, respectivamente, no 1.3 turbo e 1.4 turbo.
Para a tabela abaixo, usamos os números da tabela PBE, do Inmetro, com os números homologados para gasolina, combustível que o Honda ZR-V utilizará. Vale lembrar que todos os seus concorrentes já oferecem a opção flex, ou seja, o uso do etanol. Veja a tabela.
CONSUMO CIDADE (G) | CONSUMO ESTRADA (G) | |
HONDA ZR-V 2.0 | 10,2 km/litro | 12,1 km/litro |
JEEP COMPASS 1.3T | 10,4 km/litro | 12,1 km/litro |
TOYOTA COROLLA CROSS 2.0 | 11,7 km/litro | 13,0 km/litro |
VW TAOS 1.4T | 11,1 km/litro | 13,1 km/litro |
Em consumo urbano, o Honda ZR-V 2024 é o com pior resultado, seguido pelo Compass 1.3 turbo e seu câmbio automático de 6 marchas. O mais econômico é o Corolla Cross, com o 2.o aspirado com câmbio CVT e a primeira marcha física, uma tecnologia ainda exclusiva dele no segmento. Na estrada, o ZR-V empara com o Compass e seus 12,1 km/litro. O destaque fica com o VW Taos, de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas, com 13,1 km/litro, quase empatado com o Toyota Corolla Cross.
Lembrando que a Honda não oferecerá o ZR-V com motor 1.5 turbo ou híbrido, ao menos por enquanto, pela produção no México não ter uma opção diferente do 2.0 aspirado, este também vendido nos Estados Unidos como HR-V e só fica acima do Civic como o modelo mais barato naquele mercado. No Brasil, estará acima do nosso HR-V e abaixo do Civic, este apenas híbrido e importado da Tailândia.