Depois de finalizar os testes de rodagem e preparar a rede de concessionárias, a Honda parece cada vez mais próxima de realizar no Brasil o lançamento do crossover ZR-V 2024. Importado do México, onde é fabricado para todo o continente americano, o modelo chegará ao mercado nacional para ficar acima do HR-V e disputar clientes diretamente com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Tecnicamente, o ZR-V 2024 é construído sobre a plataforma do novo Civic e incorpora refinamentos mecânicos extras, como suspensão traseira independente. Ao todo, o modelo mede 4.570 milímetros de comprimento e 1.840 mm de largura, sendo capaz de acomodar até 1.291 litros com os bancos traseiro dobrados. Outras medidas incluem 2.655 mm de entre-eixos e 1.620 mm de altura. Na prática, é mais comprido que os principais concorrentes.

 

Na cabine, o ZR-V faz jus ao apelido de "SUV do Civic" e incorpora diversos elementos do sedã. Nesse sentido, destaque para central multimídia flutuante e saídas de ventilação posicionadas logo abaixo (formadas pelo mesmo estilo de malha de favo de mel encontrado no três-volumes). Além disso, chamam atenção detalhes como revestimento em couro e console central elevado, vazado e com apoio de braço integrado.

A amplitude do espaço interno também é evidenciada nas fotos, reforçando proposta que já é explorada pela Honda no irmão menor HR-V. Os bancos traseiros podem ser facilmente rebatidos de modo a formar uma superfície plana capaz de acomodar os mais variados objetos. Chama atenção ainda o assoalho plano, ideal para facilitar a acomodação dos passageiros no banco traseiro - especialmente as pernas do ocupante do meio.

Nas imagens do flagra, o ZR-V aparece em lote recém-chegado do México ao porto de Vila Velha, no Espírito Santo. Não há identificação de motorização aparente na carroceria, mas o powertrain para o Brasil não é mais segredo. Sob o capô, o modelo terá motor 2.0 aspirado com 157 cv de potência e 18,8 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio CVT.

Mesmo maior, o ZR-V terá motorização mais fraca que o irmão menor HR-V nas versões Advance e Touring, que contam com propulsor 1.5 turbo de 177 cv. Os preços devem ficar na média das versões mais caras dos rivais Corolla Cross e Compass.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com