À venda no mercado internacional desde 2017, a atual geração do Toyota Camry caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. Prova disso vem da própria marca, que acaba de atiçar a curiosidade do público com a divulgação do primeiro teaser do novo modelo. Detalhes ainda são limitados, mas desde já há bastante expectativa em torno do lançamento.
O Camry é um dos principais produtos do portfólio global da Toyota e tem resistido bravamente ao avanço irrefreável dos SUVs. Outros modelos do segmento morreram pelo caminho, como Ford Fusion e Volkswagen Passat, mas o tradicional sedã japonês segue firme com bons números comerciais e fôlego suficiente para uma geração inteiramente nova.
Só nos Estados Unidos, em 2022, o Camry vendeu 295.201 unidades e foi o quinto colocado no ranking geral do mercado. Levando em conta apenas os automóveis de passeio, foi o modelo mais emplacado (além de líder da categoria). Acima dele ficou o primo Toyota RAV4 (399.941) e as picapes tradicionais Ram Pickup (468.344), Chevrolet Silverado (523.249) e a líder absoluta Ford F-Series (653.957).
Na nova geração, a Toyota prometer manter as qualidades já consagradas do modelo e refinar o design com dose extra de ousadia. As linhas ainda são segredo bem guardado, mas tudo indica que haverá forte inspiração em lançamentos recentes como Prius e os modelos da linha Crown. No teaser, é possível notar a assinatura luminosa do conjunto óptico e a abertura do para-choque frontal, indicando possível versão TRD (esportiva).
Toyota Camry na linha de montagem
A plataforma a ser usada será a base TNGA-K em versão atualizada e com diversos recursos aprimorados. Como hoje, o Camry de nova geração será oferecido com motores a gasolina e em variantes híbridas. O lançamento é aguardado para breve, com vendas a partir de 2024.
No Brasil, entre períodos de presença e ausência, o Camry é oferecido pela Toyota desde 1992. Nesse mais de 30 anos de comercialização por aqui, o sedã emplacou aproximadamente 7 mil exemplares. Hoje, está temporariamente fora de linha. Na última passagem por aqui, era oferecido em versão híbrida com potência combinada de 211 cv.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Novo Toyota Camry 2025 abandona V6 e se torna apenas híbrido
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Semana Motor1.com: flagra do C3, BMW Série 3 2023, Audi Q3 Sportback e mais