Em março de 2022, a Stellantis apresentou um motor de seis cilindros em linha biturbo batizado de "Hurricane" como um futuro substituto para o venerável HEMI V8. O motor 3.0 foi apresentado em uma versão de padrão (SO) com mais de 400 cv de potência e 62,2 kgfm de torque, juntamente com uma versão mais forte (HO) que oferece mais de 500 cv e 65,6 kgfm.
Ao que parece, uma configuração ainda mais potente deste seis-em-linha ainda está sendo desenvolvida atualmente. Durante uma conferência realizada esta semana em Detroit (EUA) sobre como pretende eletrificar ainda mais sua linha de produtos, a Stellantis também mencionou que ainda estão sendo feitos investimentos em motores de combustão interna. Michael Bly, vice-presidente sênior e chefe de sistemas globais de propulsão, disse que o novo motor Hurricane deve receber uma iteração mais robusta: "Temos mais potência. Só que ainda não o lançamos".
Um número final para a variante HO do motor ainda não foi revelado, mas a Automotive News sabe de fonte segura que é de 520 cv, portanto, essa terceira versão do motor terá um impacto ainda maior. Considerando que a empresa ainda não dará fim aos clássicos muscle cars e que o novo Dodge Charger terá, de fato, um motor a gasolina, poderíamos facilmente imaginar este Hurricane-6 mais potente sob o seu capô.
O Hurricane não estará disponível apenas com seis cilindros, pois Bly também revelou que há planos para uma configuração reduzida como um motor de quatro cilindros com deslocamento de 2.0 litros. Provavelmente, uma variante retrabalhada do Hurricane-4 utilizado no Brasil em Ram Rampage e Jeep Wrangler.
Além disso, está planejada uma unidade de três cilindros ainda menor e não relacionada, com a família Hurricane derivada de um motor existente disponível na Europa. A Stellantis vende uma variedade de produtos no Velho Continente com um PureTech de 1.2 turbo que é utilizado em carros pequenos como o Peugeot 208 e é encontrado até em modelos maiores, como a família 508.
Embora alguns se sintam tentados a dizer que o Hurricane também substituirá o veterano Pentastar V6, esse não será o caso. Bly explicou que a Stellantis continuará investindo nesse motor, já que ele é "muito bom, de baixo custo, sólido como uma rocha e de alta qualidade, um dos pilares de nosso portfólio". Ele mencionou ainda que o V6 será eletrificado em um futuro próximo. Isso não deve ser uma grande surpresa, considerando que, em meados de 2022, o conglomerado anunciou um investimento de US$ 24,7 milhões na fábrica de montagem de Trenton, Michigan (EUA), responsável pela produção do Pentastar.
Fonte: Automotive News
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