Enquanto a BYD se prepara para produzir seus carros na Bahia, a GWM também se movimenta com a linha de produção que comprou da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Os planos iniciais eram para produzir a picape média - e híbrida - Poer, mas os rumos das políticas de incentivos do governo federal podem alterar os caminhos da empresa.
De acordo com o site Automotive Business, a GWM está de olho nos rumos da segunda fase do Rota 2030, batizada de Mobilidade Verde. A informação veio do chefe comercial da empresa para o Brasil, Oswaldo Ramos, durante o Rio Innovation Week que aconteceu na primeira semana de outubro na capital fluminense.
GWM Poer
De acordo com o executivo, o Mobilidade Verde traria uma série de incentivos para investimentos em novas tecnologias. "O sucesso do Haval H6, que já traz uma escala maior (de produção), mais eventuais programas de estímulos ao investimento no Brasil podem fazer com que mais carros venham para cá e fazer com que a gente lance algum carro antes da picape". A única condição para que isso aconteça, além do lado governamental, e que este novo carro já esteja pronto.
Ramos ainda confirmou à publicação que a GWM está em conversas com representantes do governo em Brasília (DF) a respeito destes estímulos. Segundo o executivo, a empresa está em compasso de entender a questão do imposto de importação e do estímulo à produção local para firmar os planos de produção local para a fábrica do interior paulista.
GWM Haval H6 PHEV
Oswaldo Ramos ainda teria sido categórico ao afirmar que a GWM tem condições sim de produzir o Haval H6 no Brasil, mas não cravou se o SUV híbrido seria de fato o modelo a passar na frente da picape Poer no cronograma da linha de montagem. De qualquer forma, a empresa mantém o plano de dar início à produção da Poer em 2024 por aqui. A picape trará um inédito sistema híbrido e já será flex. Outro modelo que estava confirmado é um SUV da submarca Tank, mirando no Toyota SW4.
No entanto, outras fontes ligadas à GWM teriam confirmado ao Automotive Business que o Haval H6 seria o carro que está pronto para entrar em produção no Brasil. Um dos motivos seria o sucesso do SUV médio, que vem vendendo bem desde o início dos emplacamentos em abril. Em alguns meses, foi o carro híbrido mais vendido do Brasil inclusive.
Fonte: Automotive Buisiness
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
GWM confirma produção de híbrido plug-in flex no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
GWM iniciará produção no Brasil em maio de 2025 e terá Haval H6 flex
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
GWM inicia contratações para fábrica no Brasil e confirma produção em 2025