Depois de devidamente apresentado o Série 5 Sedan, a BMW agora concentra esforços na conclusão do desenvolvimento da nova geração do Série 5 Touring. Protótipos já foram flagrados por diversas vezes rodando em testes e, agora, imagens de registro revelam por completo o design da nova perua. A frente já é conhecida do três-volumes, mas a traseira ganha contornos totalmente inéditos.
Nesse sentido, destaque para as lanternas finas e divididas pela tampa do porta-malas - no mesmo esquema já visto no irmão sedã. As laterais também seguem o mesmo estilo, com a óbvia diferença do teto mais alongado característico da carroceria station. Na dianteira, a grade dupla horizontal em formato de rim será ligeiramente ampliada na comparação com a geração atual, mas sem exageros ou abusos.
No interior, tudo indica que as inovações serão exatamente as mesmas do Série 5 Sedan. Ou seja, haverá painel com esquema de telas duplas para quadro de instrumentos e sistema de entretimento, com 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente. Será adotado ainda o sistema iDrive 8.5, compartilhado com o i7 M70 e que promete interface mais intuitiva com funcionalidade QuickSelect (atalhos agrupados na tela inicial).
Assim como no sedã, a Série 5 Touring será oferecida com motores tradicionais e na versão elétrica i5. No primeiro caso, são esperados motores 2.0 turbo a gasolina com 258 cv e 3.0 com 6 cilindros em linha e potência de 380 cv. Já na variante elétrica, a exemplo do sedã, serão ofertados conjuntos com 340 cv e 600 cv com autonomias de aproximadamente 400 km.
BMW M5 Touring em teaser
A cereja do bolo ficará por conta da aguardada M5 Touring, arquirrival da Audi RS6 Avant. Todos os rumores apontam para adoção do conhecido motor 4.4 V8 twin-turbo associado com propulsores elétricos, no mesmo esquema que será usado pelo SUV topo de linha XM. A potência ficará na casa dos 750 cv e o torque deverá superar os 100 kgfm.
O lançamento deverá acontecer ainda neste ano, com vendas a partir de 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro