A Rennsport Reunion 7 está acontecendo na Califórnia, e a Porsche está marcando a ocasião com um automóvel muito especial - para aqueles que não estão familiarizados com o evento, é a celebração da história das corridas da Porsche. É por isso que o 911 GT3 R maluco que você vê aqui não é legalizado para as ruas e nem mesmo para as competições GT3. É o Porsche 911 GT3 R rennsport, e é - em uma palavra - selvagem.

Para fins de registro, a Porsche chama esse 911 GT3 R rennsport com R minúsculo. Isso contrasta fortemente com o carro em si, que não tem absolutamente nada de minúsculo. Por exemplo, sob aquela asa traseira gigantesca (que requer suportes extras para lidar com a força descendente que ela cria) está um motor de seis cilindros contrapostos de 4,2 litros naturalmente aspirado.

Galeria: Porsche 911 GT3R rennsport 2024

Ele foi emprestado do carro de corrida GT3, mas não foi construído de acordo com as especificações da classe GT3, portanto, produz 611 cv de potência. O motor é ajustado para funcionar com combustível E25 e recebe pistões e eixos de comando de válvulas personalizados. A taxa de compressão é mais alta, e só podemos imaginar como é o som dele girando a 9.400 RPM.

Como você certamente viu na galeria de fotos, suspeitamos que as pessoas mesmo de longe ouvirão o GT3 R rennsport quando ele estiver em ebulição. Sem regras para o uso nas ruas ou no GT3, a Porsche deixou a parte traseira desse 911 totalmente aberta para economizar peso. Onde normalmente se vêem painéis e tampas, agora se vêem várias partes mecânicas em ação.

Isso inclui o sistema de escapamento, que pode ser totalmente aberto ou equipado com silenciadores e conversores catalíticos para uso em pistas com restrições de ruído. A caixa de câmbio sequencial de seis marchas do GT3 R é instalada com pequenas modificações, girando apenas as rodas traseiras. Falando em rodas, essas são especiais de 18" da BBS calçadas com pneus Michelin feitos especificamente para esse carro. Elas são aparafusadas a um chassi e a uma configuração de suspensão diretamente do GT3 de corrida, embora a Porsche dê ao rennsport sua própria configuração de fábrica.

2024 Porsche 911 GT3 R rennsport
2024 Porsche 911 GT3 R rennsport

A carroceria é, sem dúvida, a grande história aqui. A Porsche diz que apenas o capô e o teto são compartilhados com o GT3 R. A face é inspirada no carro de corrida, mas é uma interpretação radical com as aberturas, painéis e aletas remodelados. Mais atrás, você não verá espelhos laterais - em vez disso, há câmeras que alimentam os monitores no cockpit especial do rennsport. Já falamos sobre a asa traseira, que é claramente uma reminiscência do icônico 935/77. De fato, a Porsche vê o 911 GT3R rennsport como um sucessor moderno do 935.

Porsche 911 GT3R rennsport 2024

Interior do Porsche 911 GT3R rennsport 2024

A Porsche também o vê não apenas como uma máquina de desempenho sem concessões, mas também como um item de colecionador. Como tal, haverá sete opções de cores e três designs externos que os compradores podem escolher."A Porsche foi moldada por sua rica história", disse Thorsten Klein, gerente de projeto da Style Porsche para o GT3 R rennsport. "Isso é especialmente verdadeiro nas corridas. Isso nos inspirou posteriormente, é claro, mas de forma alguma queríamos produzir uma cópia ou uma pintura retrô óbvia. As três opções que selecionamos são novas interpretações."

Os compradores terão que agir rápido e gastar muito para colocar um desses 911 especiais em sua garagem. A Porsche está produzindo apenas 77 GT3 R rennsports, e os preços começam em US$ 1.046.000 por lá.

Assista o Semana Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com