Apresentada na Índia no início do ano, a configuração de 4 portas do Suzuki Jimny não deve demorar para estrear em mercados internacionais. A própria imprensa indiana revela que o modelo será vendido a partir do ano que vem em países da América Latina, África e outras nações da Ásia. Na Europa, porém, o modelo não será vendido, já que não atende aos rigorosos padrões anti-poluição locais.
Desenvolvido para atender a necessidade de alguns clientes por mais espaço, o Jimny de 4 portas mede 3,98 metros de comprimento e 2,59 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o modelo mais curto possui 3,64 metros e 2,25 metros, respectivamente. Apesar do crescimento, a Suzuki diz que o veículo tem os mesmos 1,64 m de largura e 1,72 m de altura da configuração tradicional de duas portas.
Visualmente, as únicas mudanças são, naturalmente, as portas extras e as novas janelas laterais. De resto, o Jimny é praticamente o mesmo. Mantém o estilo quadrado, a carroceria com opções de cores chamativas (incluindo o conhecido Kinetic Yellow), arcos de roda alargados, faróis redondos, dobradiças traseiras expostas e pneus off-road. As rodas de 15 polegadas calçadas por pneus 195/80 têm o mesmo desenho.
Por dentro, o painel foi praticamente transferido do Jimny padrão - incluindo a alça de mão no lado do passageiro e os parafusos falsos expostos. Para o mercado indiano, a Suzuki homologou o modelo com banco traseiro capaz de acomodar até três passageiros. O porta-malas agora acomoda 208 litros (contra apenas 85 litros da versão mais curta) e chega aos 332 litros com o banco rebatido.
Sob o capô, o motor 1.5 a gasolina com sistema híbrido-leve entrega 105 cv de potência e 13,6 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 4 velocidades, com sistema de tração nas quatro rodas (incluindo reduzida). Para uso off-road, destaque para os ângulos de entrada de 36 graus, de saída de 50 graus e distância em relação ao solo de 210 mm.
No Brasil, a HPE Automotores, representante nacional da Suzuki, confirmou no início do ano que negocia com a Suzuki global o lançamento do modelo por aqui. Recentemente, o Jimny entrou para a linha 2024 com novas versões, somente na carroceria mais curta.
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Suzuki Jimny 2025: projeção sugere visual inspirado no Ford Bronco
VW Tera indiano será mini T-Cross, brasileiro será mini Nivus; entenda
Suzuki Jimny Sierra 2025 ganha versão 4You+ por R$ 179.990; veja tabela
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil no varejo
Suzuki Jimny fica até R$ 20.000 mais barato no Brasil; confira tabela