A BMW está expandindo sua gama de veículos eletrificados com duas novas variantes do Série 5 com motor a combustão apostando na tecnologia híbrida plug-in. Conhecidos como 530e e 550e xDrive, os dois modelos estarão à venda a partir de novembro globalmente e já podem ser encomendados na Alemanha, tendo preços partindo de 65.300 euros (R$ 347,5 mil).
O BMW 530e é equipado com um motor a gasolina 2.0 turbo de quatro cilindros combinado com a tecnologia eDrive da BMW para produzir 299 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Já o 550e xDrive, usa um motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha para gerar 489 cv e 71,4 kgfm. O motor elétrico para ambos está integrado a uma transmissão automática de 8 velocidades. O 530e tem tração traseira, enquanto o 550e xDrive, como o nome sugere, tem tração integra.
Com isso, a BMW declara que o novo 530e consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Já o 550e cumpre a tarefa em 4,3 s. Por serem híbridos do tipo plug-in a dupla consegue atingir velocidades de até 140 km/h somente com propulsão elétrica. Os dois sedãs possuem um conjunto de baterias com 19,4 kWh de capacidade útil. No 530e, isso se traduz numa autonomia elétrica de até 103 km, enquanto o número cai para até 90 km no 550e.
No entanto, os dados de desempenho e autonomia elétrica não são nem de longe os dados que mais impressionam nestas novas versões do sedã médio da BMW. Isso recai sobre o consumo. Pelo ciclo WLTP europeu, o 530e 2024 consegue chegar a 166,6 km/l em uso combinado entre cidade e estada. Para o 550e, lembrando que este tem motor de seis cilindros, o número cai para 125 km/l, ainda assim um número muito bom.
Para melhorar a distribuição do peso do veículo e a capacidade de armazenamento de energia, a bateria de íons de lítio de alta voltagem está disposta na parte inferior do chassi do BMW. A bateria pode ser totalmente carregada em cerca de 3 horas e 15 minutos em uma tomada de 7 kW de potência. Além disso, a BMW fez uso da regeneração adaptativa, que permite que a bateria recupere energia elétrica enquanto o carro está em movimento.
Tanto o novo BMW 530e quanto o novo BMW 550e xDrive oferecem uma extensa lista de equipamentos de série, incluindo rodas especiais de liga leve de 19 polegadas. Os veículos híbridos plug-in também apresentam o IconicSounds Electric da BMW, um sistema que fornece feedback acústico que corresponde aos movimentos do pedal do acelerador para aprimorar a experiência de direção elétrica. O 530e e o 550e xDrive são os veículos mais recentes a utilizar a plataforma da Série 5 de oitava geração da BMW. Além dos dois híbridos plug-in, há o i5 100% elétrico que estreou no início deste ano.
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro