Instituído na fábrica de São José do Pinhais (PR) desde o dia 1º de junho, o regime de lay-off que reduziu o ritmo de produção do Volkswagen T-Cross já tem data para ser encerrado. De acordo o sindicato local dos metalúrgicos, a suspensão temporária dos contratos de trabalho deverá acabar em novembro e, com isso, as atividades serão finalmente normalizadas.

Desde que foi iniciado o lay-off, a fábrica paranaense passou a operar em apenas um turno de produção. Com o fim da paralisação no mês que vem, o segundo turno será retomado e cerca de 430 funcionários voltarão às atividades.

Quando anunciou a implementação do lay-off, ainda no final de abril, a Volkswagen revisou os números de produção programados para o ano. A expectativa era fechar 2023 com aproximadamente 100 mil veículos fabricados. Diante das paralisações, a meta foi reduzida para algo entre 84 mil e 90 mil unidades.

Curiosamente, mesmo com produção reduzida, o T-Cross tem registrado bons números de vendas. Só no último mês de agosto, por exemplo, vendeu 5.452 unidades. No acumulado do ano, soma 46.038 exemplares vendidos e lidera o ranking da categoria à frente de Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade.

Volkswagen T-Cross 2024 (Europa)

T-Cross reestilizado na Europa

Facelift à vista

O T-Cross foi recentemente reestilizado na Europa e deverá ganhar novidades no Brasil em 2024. Protótipos já foram flagrados em testes por aqui e indicam mudanças concentradas na dianteira e no interior, assim como no modelo europeu. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.

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