Se a nova Ford Ranger não tem capacidade o suficiente para você, uma nova atualização da inglesa Ricardo promete resolver o problema. O novo sistema HEX da empresa acrescenta um eixo extra à caminhonete e aumenta sua capacidade de carga e também de tração.
A Ricardo projetou a Ford Ranger HEX 6x6 para aumentar a capacidade de carga útil e a capacidade off-road. A picape modificada pode acomodar cargas úteis de até 3.800 kg. Esse é um aumento considerável em relação à capacidade da caminhonete nos EUA com motor a gasolina, que é de 864 kg. O kit supera até mesmo a capacidade de carga da F-150 dos EUA, que é de 1.508 kg.
A conversão usa uma configuração de suspensão traseira De Deion que, segundo a Ricardo, é eficiente em termos de peso e robusta. A configuração pode desacoplar a suspensão e os sistemas de acionamento, permitindo flexibilidade. Diferentes unidades de acionamento podem ser usadas. Uma variante 6x4 mais barata é disponibilizada sem comprometer a capacidade de carga útil do veículo, mas o terceiro eixo não fornece tração.
A Ranger HEX apresenta frenagem regenerativa, alimentando a bateria com energia durante a desaceleração. A Ricardo projetou o sistema híbrido para atenuar a perda de desempenho ao transportar cargas pesadas. A unidade de acionamento elétrico fornece torque adicional. Para simplificar a manutenção e o reparo, a empresa aloja todos os componentes de alta tensão em um único compartimento.
O motor elétrico é da da própria Ford e acrescenta 282 cv de potência. Sob o capô, esta Ranger eletrificada usa o mesmo motor turbo diesel V6 3.0 de 250 cv que equipa a nova geração da picape no Brasil. O sistema HEX da Ricardo para a Ranger é uma atualização que não requer nenhuma alteração na picape. Os proprietários podem remover o sistema e instalá-lo em um veículo diferente sem comprometer a integridade original da Ranger.
A Ricardo é uma empresa de consultoria de engenharia que opera em vários setores, incluindo o setor público, transporte público, serviços financeiros, manufatura e indústria automotiva. Ela tem projetos em esportes motorizados, motocicletas, veículos comerciais, carros de passeio e veículos de alto desempenho.
Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025 é a versão híbrida "oficial"
A McLaren anunciou em maio que a Ricardo será responsável pelo novo motor V8 híbrido da marca. A empresa de consultoria vem construindo trens de força para a McLaren desde o 12C em 2011. A empresa já fabricou aproximadamente 34.000 motores para a montadora britânica.
Vale lembrar que este projeto nada tem relacionado com a Ford Ranger híbrida que foi apresentada na Europa na última semana. A picape será híbrida do tipo plug-in quando começar a ser vendida por lá como um produto oficial, mas isso não deve acontecer antes de 2025, quando as primeiras unidades serão entregues.
Fonte: Ricardo
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