page ad skin

Sim, já fizeram uma Ford Ranger híbrida 6x6; veja o resultado

Conversão promete eletrificação com 282 cv a mais de potência e eixo extra

Ford Ranger HEX 6x6 By Ricardo

Se a nova Ford Ranger não tem capacidade o suficiente para você, uma nova atualização da inglesa Ricardo promete resolver o problema. O novo sistema HEX da empresa acrescenta um eixo extra à caminhonete e aumenta sua capacidade de carga e também de tração.

A Ricardo projetou a Ford Ranger HEX 6x6 para aumentar a capacidade de carga útil e a capacidade off-road. A picape modificada pode acomodar cargas úteis de até 3.800 kg. Esse é um aumento considerável em relação à capacidade da caminhonete nos EUA com motor a gasolina, que é de 864 kg. O kit supera até mesmo a capacidade de carga da F-150 dos EUA, que é de 1.508 kg.

A conversão usa uma configuração de suspensão traseira De Deion que, segundo a Ricardo, é eficiente em termos de peso e robusta. A configuração pode desacoplar a suspensão e os sistemas de acionamento, permitindo flexibilidade. Diferentes unidades de acionamento podem ser usadas. Uma variante 6x4 mais barata é disponibilizada sem comprometer a capacidade de carga útil do veículo, mas o terceiro eixo não fornece tração.

A Ranger HEX apresenta frenagem regenerativa, alimentando a bateria com energia durante a desaceleração. A Ricardo projetou o sistema híbrido para atenuar a perda de desempenho ao transportar cargas pesadas. A unidade de acionamento elétrico fornece torque adicional. Para simplificar a manutenção e o reparo, a empresa aloja todos os componentes de alta tensão em um único compartimento.

O motor elétrico é da da própria Ford e acrescenta 282 cv de potência. Sob o capô, esta Ranger eletrificada usa o mesmo motor turbo diesel V6 3.0 de 250 cv que equipa a nova geração da picape no Brasil. O sistema HEX da Ricardo para a Ranger é uma atualização que não requer nenhuma alteração na picape. Os proprietários podem remover o sistema e instalá-lo em um veículo diferente sem comprometer a integridade original da Ranger.

A Ricardo é uma empresa de consultoria de engenharia que opera em vários setores, incluindo o setor público, transporte público, serviços financeiros, manufatura e indústria automotiva. Ela tem projetos em esportes motorizados, motocicletas, veículos comerciais, carros de passeio e veículos de alto desempenho.

Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025

Ford Ranger Plug-in Hybrid 2025 é a versão híbrida "oficial"

A McLaren anunciou em maio que a Ricardo será responsável pelo novo motor V8 híbrido da marca. A empresa de consultoria vem construindo trens de força para a McLaren desde o 12C em 2011. A empresa já fabricou aproximadamente 34.000 motores para a montadora britânica.

Vale lembrar que este projeto nada tem relacionado com a Ford Ranger híbrida que foi apresentada na Europa na última semana. A picape será híbrida do tipo plug-in quando começar a ser vendida por lá como um produto oficial, mas isso não deve acontecer antes de 2025, quando as primeiras unidades serão entregues.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários