O Green NCAP é uma ONG que coopera com a União Europeia para realizar testes de emissões, sustentabilidade e eficiência dos carros vendidos na região. Na última rodada de testes, apareceram alguns modelos que são vendidos no Brasil e o destaque veio da China. O BYD Yuan Plus e o GWM Ora 03 receberam nota máxima, algo que tem sido comum para os carros elétricos avaliados, superando os modelos a combustão.
A organização também divulgou as classificações de quatro carros movidos a combustível convencional: O Mercedes-Benz Classe E 300D 4Matic, o Audi A6 50 TDI quattro, o Skoda Kamiq 1.0 TSI e o Dacia Jogger 1.6 híbrido. Todos eles receberam 3 estrelas, exceto o sedã da Audi, que ficou com 2. Mas vamos por ordem.
O BYD Yuan Plus, vendido na Europa com o nome Atto 3, um SUV compacto que adota uma bateria de 60 kWh e um motor elétrico de 204 cv, apresentou baixo consumo de energia em temperaturas abaixo de zero durante os testes. Isso se deve a um sistema de aquecimento bem projetado, equipado com uma bomba de calor e capaz de utilizar outras fontes de calor "residual" para garantir uma boa temperatura no compartimento de passageiros sem afetar indevidamente o consumo de energia.
BYD Yuan Plus
A -7°C, o consumo médio do Yuan Plus foi de 25,1 kWh/100 km (3,98 km/kWh). O carro também apresentou uma eficiência de carregamento da bateria de 87% (um valor médio) e obteve uma pontuação geral de 97%.
O GWM Ora 03, conhecido por lá como ORA Funky Cat e que está para iniciar as entregas no Brasil, teve um desempenho igualmente bom, alcançando exatamente a mesma pontuação geral de 97%. O carro, equipado com uma bateria de 64 kWh e um motor de 171 cv, superou até mesmo o BYD Yuan Plus em eficiência de recarga, que obteve uma pontuação máxima de 93,2%, a mais alta já alcançada nos testes do Green NCAP.
GWM Ora 03
Observando os outros carros analisados pelo órgão, o Mercedes-Benz Classe E 300D 4Matic estabeleceu um pequeno recorde. Com um resultado de 9,3 pontos, ele atingiu um novo pico na classificação do Índice de Ar Limpo: é o carro com motor de combustão menos poluente já analisado pelo Green NCAP. O sedã utiliza um motor realmente eficiente que também pode contar com a ajuda de um sistema híbrido leve de 48 volts. Porém, sofre com dimensões e pesos generosos e, como pontuação média, fica em 50%.
Audi A6
Pior ainda é o Audi A6 50 TDI quattro, um carro de linhagem semelhante que pesa mais de duas toneladas. Na versão a diesel, ele foi mais eficiente do que na versão a gasolina, mas, devido às emissões em condições rodoviárias, não vai além de uma pontuação média de 37%.
Mercedes-Benz Classe E
O Skoda Kamiq e o Dacia Jogger Hybrid, por sua vez, conseguem se sair melhor do que os dois sedãs alemães. O primeiro, que é mais leve e mais compacto, sem o auxílio de nenhum componente eletrificado, ficou com 53%; o segundo, que utiliza um módulo híbrido eficaz na redução do consumo de combustível e das emissões, ficou com 51%.
Skoda Kamiq
Dacia Jogger
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