Apresentado em versão de produção na Europa em setembro de 2021, o Renault Megane E-Tech demorou exatamente dois anos para ser lançado no Brasil. A chegada do modelo acaba de ser oficializada e contempla o início da fase Renovation da empresa aqui no país. Neste primeiro momento, o crossover elétrica chega em versão única de acabamento ao preço de R$ 279.900
Por fora, o design chama atenção por mesclar elementos de SUV, hatchback e cupê. A dianteira tem faróis estreitos e LEDs que descem até o para-choque, logotipo destacado na grade e para-choque com detalhes em cores contrastantes com a carroceria. Chama atenção ainda teto flutuante, maçanetas escamoteáveis (as traseira são posicionadas nas colunas) e rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.
Por dentro, a pegada tecnológica é reforçada pelo grande quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas em alta resolução e sistema de entretenimento com tela de 9 polegadas. O modelo roda o sistema operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido com o Google e baseado no Android Auto.
O painel é revestido de material têxtil, enquanto o contorno superior e a moldura dos painéis das portas são ornados em Alcântara. O revestimento dos bancos mistura elementos premium com material reciclado. A alavanca de câmbio fica localizada atrás da direção, o que abriu espaço entre os dois bancos dianteiros para instalação de porta-objetos e maior praticidade.
Ao todo, o Megane E-Tech mede 4,21 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, com entre-eixos de 2,68 metros. A plataforma adotada é do tipo CMF-EV (a mesma que serve ao também elétrico Nissan Ariya). O porta-malas, por sua vez, acomoda 440 litros. Ao todo, o carro pesa 1.680 kg.
Mecanicamente, a versão destinada ao Brasil conta com 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque instantâneo, que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de 60 kWh é completamente nova, pesa 395 quilos e utiliza a química NMC (níquel, manganês, cobalto) da LG, que contém mais níquel e menos cobalto para uma maior densidade de energia.
É composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, a Renault garante a substituição gratuitamente em caso de deterioração que resulte em um nível inferior a 70% da capacidade nominal. A autonomia do conjunto é de 337 km no PBEV do Inmetro.
As soluções de recarga incluem 130 kW em carregadores rápidos de rodovias e 22 kW em sistema trifásico, ou seja, compatibilidade com as infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). Segundo a Renault, é possível carregar dos 15% até 80% em DC 130 kW em 36 minutos. Já um Wallbox de 22 kW demanda 1h50.
A lista de equipamentos inclui iluminação ambiente em LED, 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas. O Megane E-Tech elétrico está disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne sempre associados a pintura bíton, com teto preto Étoilé.
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