A Stellantis tem promovido importantes mudanças operacionais na Peugeot no Brasil e colhido resultados bastante animadores nos últimos anos. A meta é seguir avançando em participação de mercado como movimento estratégico, apostando forte no lançamentos de novos produtos e na ampliação da rede de concessionárias. "2023 e 2024, em conjunto, serão os grandes anos da marca Peugeot", disse Felipe Daemon, vice-presidente da marca.
O calendário de novidades programadas não foi oficializado, mas desde já há apostas importantes na lista. A primeira delas é a nova geração do 2008, que há meses roda em testes por aqui. Após anos de mercado, o antigo modelo será descontinuado em Porto Real (RJ) e a nova linhagem passará a ser produzida a partir do ano que vem na fábrica de El Palomar, na Argentina, ao lado do irmão 208.
Hoje temos apenas o elétrico E-2008 à venda, importado da Europa e como oferta de nicho. Já o modelo argentino terá motores de combustão interna e alcance comercial bem mais amplo. Falando em motores, são especulados os propulsores 1.0 e 1.3 turbo já usados por outros modelos da Stellantis. Haverá ainda opção de sistema híbrido-leve - tecnologia que logo será expandida para outros veículos do grupo. No visual, já terá a recente reestilização aplicada na Europa.
Também em 2024, a Peugeot lançará versões híbridas do tipo leve para o 208. O compacto acabou de ganhar motor 1.0 turbo e terá mais essa novidade no ano que vem. São esperados ganhos em eficiência enérgica e desempenho (especialmente em arrancadas). O facelift já lançado na Europa também deverá chegar por aqui.
Outra aposta importante é no projeto P44, que poderá originar inédito SUV de entrada para ficar abaixo do 2008. Segundo rumores, será uma espécie de 1008 desenvolvido também sobre a plataforma modular CMP. Fala-se em algo em torno de 4,15 metros de comprimento, abaixo dos 4,30 metros do novo 2008 e pouco acima dos 4,05 metros do 208. A produção poderá ser tocada na fábrica de Porto Real (RJ) no espaço que será aberto quando o atual 2008 sair de linha. A planta já produz o Citroën C3 na mesma base e brevemente produzirá o C3 Aircross também a partir da CMP.
Fonte: Automotive Business
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