No início desta semana, no IAA Mobility Show 2023 em Munique (ALE), a Mercedes-Benz confirmou os rumores sobre a chegada de um "mini Classe G". Descrito pelo CEO da empresa, Ola Källenius, como o “Pequeno G”, o novo modelo deverá estar à venda na segunda metade desta década década. Quando finalmente chegar, será elétrico, embora versões a combustão também podem estar nos planos.

Enquanto isso, decidimos fazer uma projeção do Geländewagen, nome original do Classe G, em miniatura. Como o teaser da Mercedes consistia em um esboço representando um SUV quadradão com o estepe montado na traseira, foi uma maneira sutil de dizer que o Pequeno G permanecerá fiel à forma instantaneamente reconhecível do Classe G. O teaser também trazia alguns elementos em comum com a linha EQ de carros elétricos da Mercedes-Benz.

Mini Mercedes Classe G: projeção exclusiva Motor1.com

Sinceramente, estamos nos perguntando por que a marca de luxo alemã demorou tanto para capitalizar sobre a imensa popularidade do Classe G e lançar uma versão menor e mais acessível do SUV. Alguns se lembrarão do conceito Ener-G-Force de 2012 com seu trem de força movido por célula de combustível, mas que nunca evoluiu para um modelo de produção.

De acordo com o analista automotivo Sam Fiorani, citado pelo Automotive News, o chamado “Pequeno G” ainda está a vários anos de se tornar realidade. A produção está prevista para o final de 2026 na fábrica de Kecskemet, na Hungria, onde a Mercedes atualmente fabrica os seus carros compactos. Para relembrar, o Classe G é feito pela Magna Steyr em Graz, Áustria. Segundo a mesma fonte, a marca de luxo pretende ter o mini Classe G à venda nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2027.

Mini Mercedes Classe G: projeção exclusiva Motor1.com

Servindo de base para o novo SUV estará a Arquitetura Modular da Mercedes, que será principalmente voltada para modelos elétricos, mas ainda acomodará motores de combustão interna. Isso pode significar que versões a gasolina ou a diesel ainda podem ser oferecidos, de acordo com uma reportagem do jornal alemão Handelsblatt em fevereiro.

Independentemente do tipo de trem de força, o “Pequeno G” não será tão competente no fora de estrada quanto seu irmão maior, uma vez que terá um chassi monobloco em vez de uma estrutura com longarina. No entanto, a Mercedes quer ter certeza de que o novo modelo estará à altura do nome, por isso ainda deve ter uma distância em relação ao solo generosa, bem como bons ângulos de aproximação e saída. A tração nas quatro rodas é dada como certa, então uma variante elétrica implicaria uma configuração com dois motores.

É provável que o mini Classe G chegue após as novas gerações de modelos como CLA, CLA Shooting Brake, EQA e EQB que foram apresentados esta semana no IAA. Antes que isso aconteça, o Classe G normal receberá uma versão puramente elétrica nos próximos meses.

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