A Mercedes-Benz aproveitou a ocasião do Salão de Munique, na Alemanha, para revelar ao público que lançará uma série de novos veículos nos próximos anos. O destaque do evento foi dado ao Concept CLA Class, que terá versão de produção no ano que vem, mas diversas outras novidades também estão sendo preparadas. Em teaser, a marca confirmou que serão dois SUVs e uma shooting brake.

Detalhes específicos não foram revelados, mas tudo indica que serão os sucessores dos modelos GLA, GLB e CLA Shooting Brake atuais. Todos serão construídos com base na plataforma MMA (Arquitetura Modular Mercedes-Benz, em inglês), que será adotada por praticamente todos os novos veículos de porte compacto e médio da empresa.

Mercedes -Benz CLA Concept 2023

Dessa forma, a linha de carros compactos da Mercedes-Benz será reduzida para apenas quatro modelos (GLA, GLB, CLA e CLA Shooting Brake), sendo incerto até o momento o futuro de Classe A, Classe A Sedan e Classe B. O quatro novos modelos serão vendidos tanto em versões puramente elétricas quanto em variantes a combustão, tendo em vista a capacidade da arquitetura MMA de suportar diferentes powertrains.

As fábricas de Rastatt, na Alemanha, e Kecskemét, na Hungria, foram escolhidas para abrigar a produção de modelos derivados dessa arquitetura. Já é certo também que os carros baseados em MMA adotarão novo sistema de entretenimento, chamado MB.OS. O recurso apresenta processador refrigerado a líquido e promete entregar operações mais rápidas, gráficos mais nítidos e funcionalidade aprimorada.

Mercedes-Benz Little G

Corre por fora ainda o lançamento do inédito “Little G”, que também foi confirmado pela Mercedes-Benz em Munique. Segundo o chefão da marca, Ola Källenius, o veículo desempenhará papel importante no portfólio da marca e terá “alguns lugares muito importantes para ocupar”. O jipinho será “instantaneamente reconhecível” e bastante divertido de dirigir dentro e fora de estrada.

Chegará ao mercado em 2026, também baseado na plataforma MMA e equipado com propulsão tradicional ou elétrica.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com