A escassez de suprimentos é normalmente o principal motivo pelo qual uma montadora interrompe a produção em uma determinada fábrica. De vez em quando, também ocorrem acidentes que levam os fabricantes de automóveis a interromper temporariamente as operações. Em alguns casos, causas externas, como clima severo ou ataques cibernéticos, também podem frear a produção.

No entanto, a Toyota enfrentou um problema diferente no final do mês passado, quando teve que pressionar o botão de pausa em todas as suas 14 fábricas no Japão. A produção foi suspensa em algumas fábricas domésticas a partir do primeiro turno de 29 de agosto e em 28 linhas em todas as 14 fábricas a partir do turno da noite do mesmo dia. Então, o que aconteceu exatamente? Um dia antes, o trabalho de manutenção regular foi realizado, mas não saiu como planejado. A Toyota explica que os dados reunidos nos servidores foram excluídos e organizados, mas o sistema parou depois que ocorreu um erro devido à falta de espaço em disco.

Como os servidores estavam sendo executados no mesmo sistema, a função de backup também não funcionou, o que significa que não foi realizada uma troca automática. A Toyota não teve outra alternativa a não ser interromper a produção em suas diversas fábricas no Japão. As operações foram retomadas somente depois que os dados foram transferidos para um servidor diferente com maior capacidade de armazenamento.

Desde então, a produção foi retomada após a correção do mau funcionamento do sistema de ordens de produção. A Toyota afirma que, após identificar o culpado, tomou as medidas necessárias para garantir que isso não ocorra novamente.

Com o SUV Century, a Toyota está acrescentando mais um modelo à sua produção doméstica. Ele será fabricado na planta de Tahara, mas não será um veículo de grande volume, pois a gigante automotiva estima que venderá apenas 30 unidades por mês. Isso não é uma grande surpresa, considerando que o SUV ultraluxuoso custa o equivalente a US$ 170.000.

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