Em entrevista concedida recentemente ao Top Gear, a chefona da Mini, Stefanie Wurst, confirmou que a montadora deixará de oferecer câmbios manuais em seus próximos lançamentos. “Infelizmente não teremos mais o manual”, disse a executiva sobre os futuros modelos movidos a combustão.
A montadora apostará forte em elétricos, mas ainda não abandonou totalmente o segmento de carros a gasolina. Prova disso foi o lançamento recente das novas gerações de Cooper e Countryman no Salão de Munique, na Alemanha. A dupla foi revelada nas variantes EV, mas contará também com configurações a combustão.
A decisão da Mini de não oferecer o Cooper 2025 com transmissão manual significa que o John Cooper Works 1to6 Edition, lançado em maio, será de fato um dos últimos carros da marca com câmbio manual. Apenas 999 exemplares do hot hatch estão sendo produzidos, cada um equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com 231 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.
Outro modelo raro, também com câmbio manual de 6 marchas, é o John Cooper Works Bulldog Racing Edition, lançado em agosto. Entre os diferenciais, tem escapamento Remus, suspensão KW V3 ajustável e rodas OZ HyperGT de 17 polegadas com pneus Pirelli P Zero. Não há bancos traseiros na cabine para economizar peso.
Curiosamente, Wurst disse que a marca continua comprometida com o automobilismo e que o lançamento do novo Cooper, mesmo sem câmbio manual, não significa que os dias da marca nas pistas acabaram. “Acho que conhecer Charlie [Cooper, neto de John Cooper] me deixou confiante em continuar com o automobilismo”, acrescentou. “O desempenho ainda ajuda a vender carros.”
“Então, planejamos acompanhá-lo no automobilismo elétrico também. Para mim é realmente difícil julgar agora porque nem todas as novas formas de automobilismo elétrico tiveram sucesso”, disse ela. “Qual é uma boa plataforma para o futuro? Veremos o que evolui e planejamos aderir a algo.”
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo MINI John Cooper Works Countryman 2025 chega ao Brasil por R$ 379.990
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mini apresenta novos John Cooper Works com 231 cv no 2.0 turbo
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mini estuda entrar na onda dos 'SUVs de verdade'