O Audi Q8 está à venda há cerca de cinco anos, portanto, é natural que a montadora atualize seu principal SUV. Hoje, apenas apenas o Q8 o SQ8 2024 estão sendo revelados, enquanto o novo RS Q8 será apresentado posteriormente. No entanto, a Audi sentiu a necessidade de dar uma repaginada em seu SUV grande para competir com o BMW X6.
As mudanças começam na frente, onde a grade agora possui elementos octogonais para ambos os modelos. Curiosamente, a marca de luxo alemã afirma ter alterado a imponente grade do SUV cupê não apenas para distingui-lo dos demais carros da Audi, mas também para indicar que ele está no topo da hierarquia no catálogo da empresa. O facelift de meio de ciclo de vida também inclui novas entradas de ar robustas, mesmo para a variante normal.
São os faróis que representam uma atualização mais significativa em comparação com a versão pré-facelift. O Audi Q8 2024 possui faróis de LED de alta intensidade que podem ser opcionalmente substituídos por um conjunto de LED Matrix. Além disso, há os faróis HD Matrix LED com luz a laser para o farol alto. Este último é automaticamente ativado a 70 km/h. Além disso, esses novos e elegantes faróis são configuráveis, com quatro assinaturas de luz selecionáveis através do sistema da multimídia.
Na traseira, a Audi está implementando a tecnologia OLED nas lanternas para imitar o sedã grande A8 e o Q5. Elas não apenas apresentam sequências de iluminação ao chegar e sair, além de setas dinâmicas, mas também uma característica de segurança. Quando o veículo atrás se aproxima para menos de 2 metros de um Q8 parado, todos os elementos OLED são ativados automaticamente para tornar o SUV mais visível.
A atualização traz três novas cores metálicas (Chili Red, Ascari Blue, Sakhir Gold), juntamente com cinco opções de design de rodas de liga leve variando de 21 a 23 polegadas. Ao entrar no veículo, a cabine pode ser personalizada com nove inserções decorativas diferentes e algumas opções de estofamento novas. Além disso, acabamentos como cinza folheado, fibra de carbono e padrão alumínio estão disponíveis, dependendo da versão.
Na Europa, a Audi venderá Q8 2024 com as opções de motores incluindo o 55 TFSI, 3.0 turbo a gasolina produzindo 335 cv de potência e 51 kgfm de torque, permitindo que o SUV de luxo acelere de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e alcance uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 250 km/h.
Há também um motor turbodiesel 3.0 na variante 45 TDI, com 228 cv de potência e os mesmos 51 kgfm de torque, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 226 km/h. Optando pelo modelo 50 TDI, o propulsor passa a entregar 282 cv de potência e 61,2 kgfm. Isso o permite cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atingir uma velocidade máxima de 241 km/h.
No que diz respeito ao SQ8, ele recebe um motor V8 a gasolina de 4.0 turbo com incríveis 500 cv de potência e 78,5 kgfm de torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atingindo uma velocidade máxima eletronicamente limitada de 250 km/h. Esse propulsor V8 pode desligar quatro de seus cilindros em milissegundos para reduzir o consumo de combustível quando a potência extra não é necessária.
O SQ8 possui rodas de 21 polegadas com pneus 285/45, mas também há opções de 22 e 23 polegadas, incluindo um novo conjunto dedicado de 23 polegadas com pneus 285/35. A frenagem é fornecida por discos dianteiros de 400 mm de diâmetro e traseiros de 350 mm, com pinças de freio dianteiras com o logotipo "S" em preto ou vermelho. Assim como o Q8 padrão, ele possui tração integral Quattro permanente e uma transmissão automática Tiptronic de oito velocidades, que faz as trocas de marcha mais rapidamente no SQ8.
Os novos Audi Q8 e SQ8 2024 estarão disponíveis para reserva na Europa ainda em setembro. Os preços na Alemanha começam em 86.700 euros para o modelo 45 TDI (cerca de R$ 479 mil) e podem chegar a 119.500 euros para o esportivo SQ8 (cerca de R$ 638 mil).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi lança Novo RS Q8 com o seu motor a combustão mais potente: 640 cv
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Audi apresenta os novos Q7 e Q8 híbridos plug-in com até 490 cv
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Audi: esportivos RS 6 Avant, RS 7 Sportback e RS Q8 chegam ao Brasil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Audi confirma RS 6, RS 7, RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8 no Brasil