A Kia comemora 30 anos de atuação comercial do Brasil e mais de 450 mil veículos comercializados no país no período. As atividades de importação foram iniciadas em 1992, poucos depois da abertura do mercado brasileiro comércio internacional, e desde então têm sido realizadas de forma ininterrupta.
Desde o início da atuação no Brasil, a Kia mantém parceria com o grupo Gandini. Em 1992, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora, José Luiz – foi procurado por um cidadão sul-coreano, residente no Brasil, para adquirir a representação oficial da Kia no país. O negócio foi iniciado com a importação de um lote de 1.000 unidades dos modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e caminhão leve K3500.
De agosto a dezembro do mesmo ano, a Kia Brasil iniciou a estruturação da sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service. Ainda em 1992, a marca apresentou pela primeira vez sua linha de produtos ao público no Salão do Automóvel.
Entre os modelos mais famosos da Kia por aqui, destaque para a Besta. A van originalmente se chamava Best A e adotou posteriormente o apelido dado pelos brasileiros como nome oficial. Fez tanto sucesso na época que virou sinônimo de van no Brasil. Também marcaram a trajetória da empresa o Sportage (que inicialmente foi vendido com tração 4x4 e motor a diesel) e o Picanto (que foi o primeiro carro com motor de 3 cilindros vendido no Brasil).
Em volumes, do total de 450.000 unidades entregues em 30 anos, os modelos vendidos são o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil). O exemplar de número 450 mil foi um Niro, entregue pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva. A proprietária recebeu um certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.
Atualmente, o portfólio brasileiro da Kia é composto pelos modelos Niro, Sportage e Stonic - todos eletrificados - além do caminhão Bongo. Para 2024, a marca promete a chegada dos primeiros modelos 100% elétricos ao país, incluindo o Niro EV e o arrojado EV9.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman