Da Besta ao Niro: Kia comemora 30 anos e 450 mil carros no Brasil
Empresa estreou por aqui em 1992, pouco depois da abertura do mercado ao comércio internacional
A Kia comemora 30 anos de atuação comercial do Brasil e mais de 450 mil veículos comercializados no país no período. As atividades de importação foram iniciadas em 1992, poucos depois da abertura do mercado brasileiro comércio internacional, e desde então têm sido realizadas de forma ininterrupta.
Desde o início da atuação no Brasil, a Kia mantém parceria com o grupo Gandini. Em 1992, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora, José Luiz – foi procurado por um cidadão sul-coreano, residente no Brasil, para adquirir a representação oficial da Kia no país. O negócio foi iniciado com a importação de um lote de 1.000 unidades dos modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e caminhão leve K3500.
Kia faz 30 anos no Brasil
De agosto a dezembro do mesmo ano, a Kia Brasil iniciou a estruturação da sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service. Ainda em 1992, a marca apresentou pela primeira vez sua linha de produtos ao público no Salão do Automóvel.
Entre os modelos mais famosos da Kia por aqui, destaque para a Besta. A van originalmente se chamava Best A e adotou posteriormente o apelido dado pelos brasileiros como nome oficial. Fez tanto sucesso na época que virou sinônimo de van no Brasil. Também marcaram a trajetória da empresa o Sportage (que inicialmente foi vendido com tração 4x4 e motor a diesel) e o Picanto (que foi o primeiro carro com motor de 3 cilindros vendido no Brasil).
Em volumes, do total de 450.000 unidades entregues em 30 anos, os modelos vendidos são o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil). O exemplar de número 450 mil foi um Niro, entregue pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva. A proprietária recebeu um certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.
Atualmente, o portfólio brasileiro da Kia é composto pelos modelos Niro, Sportage e Stonic - todos eletrificados - além do caminhão Bongo. Para 2024, a marca promete a chegada dos primeiros modelos 100% elétricos ao país, incluindo o Niro EV e o arrojado EV9.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Kia Syros 2025 promete mistura curiosa de SUV com minivan; veja teasers
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV