A situação não está fácil para a Nissan e a nova geração do Kicks. O SUV compacto fará sua estreia ainda este ano, começando a ser produzido no mercado asiático em dezembro. O mesmo aconteceria no México, que abastece toda a América do Norte, porém o início da fabricação foi adiado de dezembro para junho do ano que vem e por um motivo bem incomum: um dos fornecedores mexicanos teve seu ferramental roubado.
O site Automotive News, citando fontes ligadas à situação, revelou que a Nissan já bateu o martelo e irá adiar o lançamento norte-americano. É a segunda vez que a fabricante teve que rever o cronograma do novo Kicks. Antes programado para começar a ser feito em Aguascalientes (México) em dezembro, o início da produção foi adiado em um mês e meio por não ter passado nos testes de colisão feitos internamente.
Não bastasse isso, a produção foi adiada em mais cinco meses por conta do roubo do ferramental de uma fábrica no México, que irá fornecer peças para o Kicks. As fontes não revelaram qual é essa empresa e quais componentes ela faz para o SUV compacto. Laurie Harbour, CEO da Harbour Results, uma consultoria especializada em fornecedores, diz que o roubo dos equipamentos, mesmo que seja de um componente pequeno, pode atrapalhar o processo de produção consideravelmente, causando uma paralisação completa.
A Nissan confirma que teve que adiar o lançamento no novo Kicks, embora não dê detalhes sobre os motivos. Brian Brockman, porta-voz da fabricante, explica que “a chegada da nova geração do Kicks foi levemente adiada por conta de um fator inesperado fora do controle da empresa. Até lá, esperamos ter uma disponibilidade forte do modelo atual, que continua a ser um dos veículos mais populares em seu segmento.”
O novo Nissan Kicks está em desenvolvimento e promete não só um design renovado, como também uma série de melhorias na parte tecnológico. Flagras indicam um pouco das mudanças, apontando que o carro terá uma pegada de cupê e uma nova identidade visual. Informações recentes das mídias japonesas indicam que o SUV compacto buscará inspiração na versão chinesa do Pathfinder.
Será construído com a plataforma CMF-B, desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan e que também estará no inédito SUV compacto da marca francesa. Ao menos no resto do mundo, o Kicks continuará a utilizar o sistema híbrido e-Power, sendo movido por um motor elétrico e com um propulsor a combustão gerando energia, prometendo fazer até 30 km/litro.
No Brasil, o Kicks já foi visto rodando por aqui com a carroceria definitiva, indicando que deve seguir o cronograma e iniciar a produção em Resende (RJ) em 2024. Uma das mudanças esperadas é que adote um motor turbo no lugar do 1.6 aspirado e a possibilidade mais forte é que seja o mesmo 1.0 turbinado que a Renault irá produzir em São José dos Pinhais (PR).
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções