A Volkswagen segue empenhada no desenvolvimento da reestilização de meia-vida da Amarok para mercados da América do Sul. Protótipos camuflados seguem rodando em testes de campo e, aos poucos, adiantam detalhes do aguardado facelift. A renovação do modelo atual, como já dito, servirá para deixar a picape atualizada diante da concorrência, já que a nova geração vendida lá fora não será lançada por aqui.
Na prática, o facelift será o segundo aplicado seguidamente pela Volkswagen na Amarok. Desta vez, porém, as mudanças serão bem mais profundas para compensar a idade do veículo e o avanço das rivais. A lista de novidades inclui redesenho do conjunto frontal e da traseira, além de aperfeiçoamentos importantes no interior e adição de recursos extras de tecnologia e segurança.
No flagra da vez, é possível notar que a dianteira ganhará elementos inspirados na Amarok de segunda geração vendida na Europa. Nesse sentido, haverá para-choque remodelado, faróis com novo formato e grade alinhada à mais nova filosofia estética da Volkswagen.
A traseira também aparece camuflada e denuncia novidades na tampa da caçamba, além de lanternas com novo arranjo interno de iluminação. Já as laterais terão apenas novas rodas, preservando o desenho das portas e para-lamas.
No interior, a Amarok renovada ganhará volante atualizado (o mesmo usado nos lançamentos mais recentes da empresa), painel de instrumentos digital e nova central multimídia (provavelmente a conhecida VW Play). Além disso, receberá airbags adicionais (hoje são apenas quatro) e recursos de assistência à condução (ADAS). São esperados também ganhos em ergonomia no painel e adoção de materiais de melhor qualidade no acabamento.
Já na mecânica, a picape seguirá equipada com o conhecido motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. O câmbio automático de 8 marchas será mantido, assim como a tração 4Motion. O lançamento está programado para acontecer na primeira metade de 2024, tanto no Brasil quanto na Argentina, onde a Amarok é produzida desde 2010.
Em razão do facelift, a Volkswagen já confirmou que investirá US$ 250 milhões para renovação da picape e atualização da fábrica de Pacheco. A própria marca já disse que a expectativa é seguir produzindo Amarok na planta argentina por pelo menos mais 10 anos.
Fonte: Motor1.com Argentina
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