Quanto você acha que vale o Fiat mais caro? Talvez algumas dezenas de milhares de reais ou, no máximo, uma soma de cinco dígitos, alguns podem responder. De fato, o Fiat mais caro já vendido em leilão chegou a R$ 14,4 milhões. Foi o que aconteceu no último sábado, 19 de agosto de 2023, que um Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953 foi vendido em um leilão em Monterey, Califórnia, pela RM Sotheby's, pela notável soma de US$ 2,9 milhões.
Com isso, o comprador anônimo que arrematou o maravilhoso cupê "Otto Vu" bateu o recorde anterior de preço de um Fiat em leilão, estabelecido em 2018 pela Finarte com um 8V Vignale igualmente valioso. Havia sido vendido por 2,21 milhões de euros, o equivalente a R$ 12 milhões.
Para se ter uma ideia da raridade desse carro da fabricante sediada em Turim, deve-se mencionar que ele é um dos 25 Fiat 8V berlinettas com carroceria feita pela Zagato e provavelmente o único a ser equipado com o motor de competição Tipo 104.004.
Fiat 8V Berlinetta Zagato, vista frontal
Isso significa que o motor V8 de 1.996 cc e 70°, com duas válvulas por cilindro e dois carburadores Weber de quatro cilindros, tem uma taxa de compressão aumentada para 8,75:1 e uma potência máxima de saída de impressionantes 127 cv (CUNA) contra os 105 cv do modelo "básico". É pouco para hoje, mas lembre-se que é um carro de 1953.
Fiat 8V Berlinetta Zagato, o motor V8
Com essa potência e equipado com uma caixa de câmbio manual de 4 marchas, esse Fiat 8V Berlinetta Zagato especial pode, portanto, ultrapassar os 200 km/h. Nada mal para o único Fiat produzido com um motor V8 na história da empresa italiana.
O carro vendido na Califórnia durante a Monterey Car Week, com o número de chassi 106.000026, também é um dos oito exemplares que ostentam o famoso teto ondulado típico da Carrozzeria Zagato na década de 1950.
Fiat 8V Berlinetta Zagato, a típica corcova dupla no teto
O exemplar em questão também ostenta vários prêmios ganhos no Villa d'Este e no Pebble Beach Concours d'Elegance, bem como manutenção contínua por trinta anos, seguida por três anos de restauração meticulosa.
Devemos nos lembrar de que, mesmo que guardados com zelo extremo em coleções importantes e nunca vendidos, ainda existem alguns Fiat históricos e extremamente valiosos que podem valer ainda mais do que esse 8V.
Fiat Turbina (1954)
Fiat Mefistofele (1924)
Um deles é, sem dúvida, o Fiat Turbina de 1954, um carro experimental movido por uma turbina como a de um avião, enquanto o outro é o famoso Fiat Mefistofele de 1924, que, com 320 cv, continua sendo o único carro italiano a estabelecer o recorde mundial de velocidade terrestre, alcançando os 234,98 km/h.
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