Apesar de não estarem tão avançados quantos os chineses, os indianos também estão direcionando os investimentos de sua indústria automobilística para a eletrificação. Prova disso pode ser vista no conceito Mahindra Thar.e, que acaba de ser apresentado no país como prévia de futuro utilitário off-road equipado com propulsão totalmente elétrica.
O protótipo foi desenvolvido pela Mahindra Electric Automobiles (MEAL), que foi recentemente criada como divisão de negócios dedicada exclusivamente à mobilidade de emissão zero. Desde já, a marca confirma que o modelo terá versão de produção e será comercializado em breve no mercado indiano.
“O Thar.e é mais do que uma transformação de emissão zero de um veículo off-road tradicional. Pelo contrário, incorpora o espírito dos 4x4 mais autênticos da marca”, disse a empresa em comunicado. No visual, são claras as referências copiadas do SUV Thar tradicional, equipado com motores a gasolina.
As linhas são robustas, quadradas e conferem aspecto geral único ao modelo. Curioso notar que o formato alinhado das lanternas e dos faróis, que na prática são praticamente idênticos. Chama atenção também a altura em relação ao solo, o volume das caixas-de-rodas e os para-choques especialmente desenhados para aplicações no fora-de-estrada. Na traseira, o estepe é pendurado no estilo de jipões tradicionais como Jeep Wrangler, Ford Bronco, JLR Defender e o próprio Thar.
Mecanicamente, destaque para a plataforma adotada: a conhecida arquitetura MEB do grupo Volkswagen. Na Mahindra, a base passou por adaptações e recebeu o nome de Inglo EV, mas essencialmente é a mesma dos modelos ID e dos elétricos das marcas Seat, Skoda e Audi. Além da Mahindra, a VW fornece a MEB sob licença para a Ford, que desenvolveu a partir dela o Explorer EV lançado recentemente na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep perde nos tribunais e clone do CJ poderá ser vendido nos EUA
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jeep acusa Mahindra de copiar design do Wrangler no modelo Thar
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford e Mahindra encerram de vez a parceria na Índia
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Ford cancela parceria com Mahindra na Índia e põe em xeque novos SUVs