Enquanto a GWM vai se estabelecendo como a maior vendedora de veículos híbridos no Brasil por meio da linha Haval H6, vale lembrar que a marca ainda se prepara para dar início à produção de seus modelos no Brasil. A comercialização por enquanto vem sendo feito por importação dos veículos da China.

Para fabricar a aqui, a GWM está trabalhando na fábrica de Iracemápolis (SP), dando início à produção em maio de 2024, confirme a previsão da empresa. Além da linha Haval de SUVs híbridos, o grupo GWM ainda detém as marcas Poer de picapes, Tank para SUVs mais robustos e a Ora para carros elétricos. O Ora 03, inclusive, teve os primeiros detalhes revelados para o mercado brasileiro há pouco tempo, com estreia prevista ainda para 2023.

GMW Ora 03 é lançado no Brasil

GMW Ora 03 GT

Até lá, a GWM já está traçando seu modelo de operação por aqui para além da importação e da fabricação nacional. O CEO Américas da GWM, James Yang, e o Diretor de Assuntos Institucionais da empresa, Ricardo Bastos, reuniram-se com o governador e o vice-governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande e Ricardo Ferraço, respectivamente, para estreitar relações e discutir temas de interesse para a montadora. O Porto de Vitória (ES) é a principal porta de entrada dos veículos importados da marca, que vêm diretamente da China.

“O Porto de Vitória, atualmente, é o que mais recebe carros elétricos e híbridos no Brasil. E todos os carros importados pela GWM são e serão eletrificados. Por isso, é de extrema importância que estejamos próximos e com um canal de diálogo sempre aberto”, afirmou Bastos. 

O governador do Espírito Santo ainda acrescentou que "a GWM já faz as suas importações aqui pelo Espírito Santo. Este ano, nós estamos estimando que serão 13 mil veículos importados pela nossa infraestrutura logística, devido à vocação do Estado e à nossa grande competitividade. Mas a gente quer muito mais".

GWM Poer

GWM Poer

Exportação nos planos

Na pauta do encontro entre a GWM e o governo estadual, ainda estavam a discussão de benefícios regionais e a viabilidade de utilização do Porto de Vitória também para futura exportação de veículos da GWM para outros países. O local ganhou status de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio com o exterior, que oferece tratamentos tributários, cambiais e administrativos específicos do regime.

Durante o encontro, foi discutida também a possibilidade da inclusão do Estado do Espírito Santo no projeto de veículos a hidrogênio da GWM, que prevê o estabelecimento de rotas de transporte de carga no território brasileiro com caminhões a hidrogênio. A previsão é que o primeiro caminhão a hidrogênio da GWM, que será usado nos testes iniciais, chegue ao Brasil até o final deste ano, desembarcando pelo Porto de Vitória.

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