A linha 2024 do Peugeot 208 já foi lançada, porém de forma parcial. O hatch ficou devendo as versões Allure e Griffe, as mais caras, e isto tem um motivo. A fabricante francesa está fazendo os últimos ajustes para equipar o compacto com o motor 1.0 turbo de 130 cv desenvolvido pela Fiat. A espera não será longa, pois o lançamento está marcado para setembro.

É o que diz o nosso colega Marcelo Monegato do site WM1. Segundo suas fontes, o desenvolvimento já foi concluído e a empresa está preparando o evento de lançamento do Peugeot 208 Turbo para setembro. A data anterior era final de agosto, porém a agenda ficou apertada com uma quantidade grande de estreias acontecendo nas próximas duas semanas – como a Saveiro reestilizada e a apresentação da Silverado na feira Expointer.

Como esperado, terá o 1.0 T200, um motor turbo de três cilindros baseado na família Firefly e produzido pela Fiat em Betim (MG). São 130 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm a partir de 1.700 rpm. Trabalha exclusivamente com uma transmissão automática do tipo CVT, simulando 7 marchas.

Será um ganho considerável em comparação com o 1.6 aspriado de quatro cilindros, que entrega 120 cv a 6.000 rpm e 15,7 kgfm a 4.500 rpm. A diferença de potência pode ser pequena, de somente 10 cv, mas entrega 4,7 kgfm a mais e mais cedo, o que ajudará muito no desempenho. Além disso, é um motor muito mais eficiente. Usando o Pulse como exemplo, o Inmetro aponta que o SUV compacto faz 12,1 km/litro na cidade e 14,4 km/litro na estrada, enquanto o 208 1.6 faz 11,1 km/litro e 12,9 km/litro, respectivamente.

O 1.6 ainda será oferecido nas versões intermediárias Active e Roadtrip, sempre com um câmbio automático de 6 marchas. As configurações Like e Style seguirão com o 1.0 Firefly de três cilindros, de 75 cv e 10,7 kgfm, e a única opção de transmissão é a manual de 5 posições.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com