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McLaren: "carro elétrico precisa ser leve, não ter 2.000 cv"

Chefão da marca diz que substituto elétrico do P1 focará mais no peso do que na potência

McLaren Solus GT

Houve vários hipercarros depois do P1, mas a McLaren ainda não lançou um verdadeiro sucessor para seu icônico superesportivo. A marca parece não ter pressa, pois não deve lançar outro modelo topo de linha antes de 2030. Quando finalmente chegar, o novo supercarro da empresa não terá um motor de combustão, pois será um elétrico puro, assim como o substituto do Porsche 918 Spyder.

O CEO da McLaren Automotive, Michael Leiters, conversou com a revista britânica Autocar sobre o rival do Mission X, conceito da Porsche que será o substituto do 918, e como o novo carro britânico não terá uma potência absurda. Ele argumenta que o substituto puramente elétrico do P1 não precisará de muita potência porque os engenheiros estão trabalhando para limitar o peso imposto pelas baterias: "Não queremos fazer um carro com 2.000 kg e 2.000 cv". Ele foi além e afirmou que "qualquer um pode fazer isso", mas a marca britânica não o fará, pois não faz parte do "DNA da McLaren".

McLaren Solus

O objetivo é fabricar um hipercarro com emissão zero com aproximadamente o mesmo peso de um 750S atual, que tem 1.277 kg a seco. Independentemente do que a McLaren venha a criar, Leiters disse que o carro terá que superar um modelo equivalente com motor a combustão em termos de potência, desempenho e dirigibilidade. Isso vai demorar um pouco, já que o executivo projeta que o hipercarro elétrico da McLaren será lançado "talvez no final da década".

Analisando os números de potência e peso de outros carros que competem no pequeno reino dos hipercarros elétricos, o recordista Rimac Nevera tem 1.914 cv e pesa 2.150 kg. O Pininfarina Battista, que compartilha o conjunto com o Rimac, tem 1.900 cv e pesa 2.063 kg, enquanto o Lotus Evija tem 2.011 cv e é consideravelmente mais leve, com 1.680 kg. A Porsche não divulgou todos os detalhes sobre o Mission X, mas disse que o conceito tinha uma relação peso-potência de 1 cv para 1 kg.

A McLaren não tem pressa em introduzir um substituto totalmente elétrico para o P1, já que estudos internos revelaram que os clientes da marca ainda não estão pedindo um veículo elétrico. Leiters argumentou que a popularidade do 750S mostra que o motor a combustão ainda é muito procurado no setor de supercarros, mas admite que algumas pessoas querem explorar carros de desempenho puramente elétricos. Durante a transição dos carros a combustão para os elétricos, a marca ainda deve oferecer modelos híbridos plug-in baseados em um novo motor V8, posicionado acima do Artura com sua configuração V6 PHEV.

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